Tipos de flautas: conheça os principais e suas características

tipos de flautas

As flautas são instrumentos de sopro que fazem parte da história há bastante tempo e ainda fascinam as várias gerações de músicos. O sopro gerado pelos flautistas proporciona sons incríveis e muito marcantes! Para isso, existem diversos tipos de flautas que, além da aparência diferenciada, emitem sons diversos e podem até exigir técnicas diferentes! Confira com a gente os principais tipos e suas características!

Flauta Transversal

Seu nome original é flauta ocidental de concerto, mas é conhecida como flauta transversal justamente pela maneira que é tocada (em posição transversal). Sendo um dos tipos de flautas mais conhecidos e usados atualmente, foi originalmente produzida em madeira, mas hoje é mais comum encontrá-la em metal na maioria das suas versões.

Tipos de flautas

Fonte: Multisom

Flauta Piccolo

Também chamada de flautim, a flauta piccolo tem nome de origem italiana, que pode ser traduzido como “pequena flauta”. É bastante semelhante à flauta transversal, principalmente quanto ao sopro e ao dedilhado. A principal diferença, além do menor porte, é que o piccolo tem um tubo cônico (diferente do tubo das flautas mais modernas, que é cilíndrico) e consegue produzir sons mais agudos.

Fonte: La Continental

Flauta Doce

De origem medieval, a flauta doce foi o tipo mais utilizado na Europa até meados do Renascimento, antes de ser substituída pela flauta transversal. Feita de madeira e encontrada em vários tamanhos, produz um som melodioso e tem como característica o fato de ter um “bico”, que canaliza o ar soprado pelo flautista.

Tipos de flautas

Fonte: Multisom

Flauta Traverso Barroco

O traverso barroco também é tocado de modo transversal, mas é diferente porque tem o seu uso mais limitado às músicas do período barroquino – o que define seu nome. É produzido em madeira e tem apenas uma chave. O instrumento foi, com o tempo, substituindo a flauta doce dentro das músicas de concerto.

Tipos de flautas

Fonte: Pinterest

Flauta de pã

O tipo mais diferenciado é a flauta de pã. Isso porque, ao invés de apenas um, ela tem vários tubos de madeira! Eles são de tamanhos diferentes e cada um serve para uma nota musical, sendo fechados em uma das extremidades. Essa flauta nasceu a partir de uma lenda grega, onde se dizia que o som da flauta era o mesmo que a voz da ninfa e, a partir daí, o instrumento se espalhou para outros povos.

Tin Whistle

Traduzindo do inglês, significa “apito de latão”, o que remete aos materiais utilizados na sua fabricação: metais mais baratos, como o cobre e o níquel. Já o bico é feito de madeira ou plástico. A origem dessa flauta é irlandesa e apesar de ser muito semelhante à flauta doce, a diferença está na menor quantidade de orifícios do instrumento e no menor número de tonalidades que podem ser tocadas.

Tipos de flautas

Fonte: Celtic Music Instruments

Dentro dos instrumentos de sopro, a flauta é um dos mais conhecidos! Então, gostou de saber mais sobre elas? Com diversos tipos e diferenciações disponíveis no mercado, fica bem mais fácil escolher suas preferências. Seja para aprender a tocar ou apenas ouvir, sempre vale a pena apreciar o som desse instrumento incrível!

A melhor coleção de instrumentos de sopro está na Multisom

 

 

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Sopro

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Instrumento de sopro de madeira: conheça os principais!

Instrumentos de sopro, também conhecidos como instrumentos de ...