Tipos de corda para violão: quais são e como escolher?

Existem dois tipos de cordas para violão: as de aço e as de nylon. E, como você deve imaginar, não se trata apenas de materiais diferentes: a escolha por uma ou outra corda pode influenciar diretamente no som que será produzido no seu instrumento. Quer saber um pouco mais sobre os tipos de cordas de violão e como escolher o ideal para você? Confira as dicas que nós, aqui da Multisom, separamos neste post!

Cordas de Nylon

As cordas de nylon destacam-se por sua maciez e flexibilidade, o que as torna mais e leves. Apesar de ser bastante utilizada por iniciantes, há quem as prefira pelo seu timbre, que é mais delicado e suave, e pelo som mais baixo que produz.

São perfeitas para a prática do dedilhado em alguns estilos musicais, como MPB, bossa nova, samba e também a música erudita de forma geral. Além disso, a corda de nylon possui um bom custo-benefício e é bastante resistente (durando até mais que as de aço).

Cordas de Aço

Diferente das cordas de nylon, com as cordas de aço o som produzido pelo violão é mais intenso, com um timbre vibrante e estridente. Em geral, elas são mais duras ao toque, motivo pelo qual são mais utilizadas por músicos experientes, que já tem os dedos “calejados”. E por isso também é comum a utilização de paletas, que permitem produzir sons com qualidade no instrumento.

Alguns estilos musicais combinam bastante com esse tipo de corda, como rock, pop e sertanejo. Mas vale lembrar que a escolha vai depender mesmo é do seu gosto pessoal, pois qualquer estilo pode ser tocado tranquilamente tanto em cordas de aço como de nylon.

Grandes Marcas de Cordas para Violão

Como todo músico sabe, existem diversos aspectos que devemos levar em consideração na hora de comprar um acessório para nossos instrumentos. E a marca é um dos principais! Confira abaixo algumas marcas reconhecidas de cordas para violão e veja seus diferenciais:

Corda de violão D’Addario

Fonte: Multisom

Tradição e qualidade são as palavras que definem a marca de cordas de violão D’Addario, que trabalha com ambas as opções de cordas. Além disso, oferece 11 tipos diferentes de encordoamentos, além de cordas avulsas, mostrando seu caráter inovador.

Corda de violão Elixir

Fonte: Multisom

As cordas de violão Elixir têm uma característica importante: elas são fabricadas com um revestimento exclusivo da empresa, que protege a corda completamente e amplia sua vida útil.
Por isso, são consideradas itens premium e muito utilizadas por músicos profissionais. A marca trabalha apenas com cordas de aço.

Corda de violão Giannini

Fonte: Multisom

Com um ótimo custo-benefício, as cordas de violão Giannini são clássicas e se destacam por sua qualidade de timbre, durabilidade e variedade de modelos (seja nas linhas de aço ou nas de nylon). Tudo isso com um preço bem acessível.

Corda de violão SG

Fonte: Multisom

Fabricadas com tecnologia de ponta, as cordas de violão SG são reconhecidas como uma das as melhores no mercado brasileiro. Com matérias-primas nacionais e importadas, a marca é rigorosa quanto à qualidade de suas cordas, que estão entre as preferidas dos músicos.

Dúvidas frequentes sobre cordas de violão

Posso colocar cordas de aço em um violão que usa nylon?
Evite ao máximo! Leve em consideração que um violão é feito com a estrutura ideal para cada tipo de corda, garantindo o melhor desempenho do instrumento.

Posso trocar uma corda por vez?
Quando se arrebenta uma corda do violão, o ideal é trocar todas, pois isso mantém a qualidade sonora do instrumento e também a estética.

Qual a tensão ideal para as cordas do meu violão?
Depende do violão! O ideal é verificar com um fabricante ou luthier, pois utilizar cordas com a tensão errada pode danificar o braço do violão e/ou desafinar o instrumento, dificultando a tocabilidade e diminuindo a durabilidade do material.

Esperamos ter ajudado você a conhecer mais sobre as cordas de violão e como escolher a sua. Sempre que precisar de ajuda conte com a gente! Estamos à sua disposição para tirar suas dúvidas sobre instrumentos e acessórios musicais. Aproveite e acesse nossa loja para conferir as melhores cordas de violão do mercado!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Guitarra para iniciantes: um guia para sua primeira compra

Aprender a tocar um instrumento é sempre empolgante, ...