Sasha Z: guitarrista fala sobre suas influências no rock

Sasha Z: guitarrista fala sobre suas influências no rock

O rock and roll é um dos estilos mais expressivos de toda a história da música. Ele está nas gerações, nas rádios, playlists, camisetas e frases soltas por aí. Ao passar dos anos, esse ritmo tem influenciado muitas pessoas por todas as partes do mundo e, por consequência, transformando fãs em músicos.

E dessa influência musical tem saído muitos personagens que estão contribuindo para a continuação dessa história fascinante. Que é caso do nosso convidado de hoje, o guitarrista gaúcho Sasha Z, que começou cedo no rock e tem se destacado bastante. Quer saber mais? Confira a entrevista exclusiva que ele concedeu ao blog da Multisom!

As influências de um rockeiro

O caminho de Sasha na música começou cedo, aos 4 anos, quando começou a tocar piano por influência dos pais. O primeiro contato com o rock veio mais tarde, por meio dos videoclipes da banda Guns n’ Roses. Na época, possuía apenas 12 anos e, segundo ele, foi tão impactante a atitude, o visual, e principalmente, o som da guitarra de Slash que no mesmo instante decidiu que seria guitarrista.

Logo em seguida começou a dedicar-se ao estudo desse instrumento. E, nesse meio tempo, muitos nomes do rock vieram a influenciá-lo, entre os quais podemos destacar algumas lendas do cenário mundial, como o próprio Slash, Jimmy Page (Led Zeppelin) e John Petrucci (Dream Theater). Já no Brasil, conta que enxerga referências em Edu Ardanuy (Dr. Sin) e Kiko Loureiro (Angra).

De todos os estilos e subgêneros do rock, optou pelo instrumental. Quando questionado sobre essa preferência, ele ressalta: “O rock instrumental é um estilo que proporciona muita liberdade na composição, além de colocar a guitarra em evidência”. E ainda explica o motivo do favoritismo: “Gosto do desafio de tornar a música interessante para o público sem utilizar voz/letra. Cada nota tem que estar na hora e lugar certo para garantir que a música transmita a mensagem da melhor forma”, comenta.

A carreira

Entre os melhores momentos da sua carreira, o guitarrista gosta de ressaltar o lançamento de seus dois discos autorais, a inauguração da sua própria escola de música – Overdrive Guitar School – e o reconhecimento na mídia, entre elas menções na Folha de S. Paulo, Buurn (Japão), Guitar Player e Guitarload.

Conta ainda que teve a honra de dividir o palco com alguns dos seus ídolos, como: Andy Timmons, Cacau Santos, Edu Ardanuy e Kiko Loureiro.

O jovem também é professor e conta que adora realizar o sonho de pessoas que querem aprender a tocar. “Leciono guitarra e violão há 13 anos e vejo esse tipo de trabalho como fundamental, pois também, está nas nossas mãos motivar as novas gerações para garantir que a boa música perpetue”, ressalta o guitarrista, que recentemente voltou de uma temporada em Los Angeles. Lá, ele passou o primeiro trimestre de 2018 estudando guitarra em uma das melhores escolas contemporâneas do mundo, a Musicians Institute!

O futuro do rock brasileiro

Para Sasha, o Brasil é um país com uma cultura ampla e rica. Segundo ele, o rock atinge um nicho, mas muito intenso e dedicado, que mostra sua força nos grandes festivais e também na presença na internet. Para ele, o fato de termos uma data especial para celebrar o Rock é muito bacana, pois representa uma oportunidade para o gênero alcançar mais pessoas e o artistas ganharem destaque.

E perguntado sobre um conselho para quem está começando agora, ele destaca:

“Primeiramente, nunca deixar de lado o amor pela música e pelo instrumento. Quando a gente se dedica de coração os resultados positivos são inevitáveis. Depois, a dica é ter muita disciplina e passar o máximo de tempo possível com o instrumento em mãos”. Ainda acrescenta que é muito importante tocar com outras pessoas, pois essa interação motiva e acelera o aprendizado.

Instrumentos e acessórios favoritos

Ficou curioso para saber um pouco sobre os instrumentos utilizados pelo Sasha Z? É claro que não iríamos deixar de perguntar sobre isso! Dá só uma olhada nos favoritos do rockeiro:

  • Guitarra Gibson Les Paul
  • Cordas 0.10
  • Pedal Shred Pro NIG Music
  • Fonte NIG Music
  • Cabos Santo Ângelo
  • Correias Basso

Curtiu? Então aproveita e confere o som que o artista produz com esses equipamentos:

Gostou de saber a respeito da vida, carreira e as influências do guitarrista Sasha Z? Deixe um comentário nos contando também quem são as suas referências nesse gênero e seus instrumentos preferidos. E se quiser ver mais posts como esse, deixe suas sugestões de convidados!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas para músicos

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Tablatura: descubra o que é e como ler!

Aprender a tocar um instrumento nem sempre é ...