Qual ukulele comprar? Dicas para escolher o modelo certo!

Cativando os músicos ao redor do mundo, o ukulele é um pequeno instrumento de quatro cordas que transmite uma sonoridade incrível ao ser tocado. Instrumentista do ukulele há tempos ou mesmo os de primeira viagem, é muito difícil escolher o melhor instrumento que caiba dentro das suas necessidades.

Por causa disso, nossa dica é entender qual é o perfil de músico você é e pesquisar bastante os ukuleles do mercado! E foi pensando nessa orientação que nós, da Multisom, separamos dicas para escolher o modelo certo de ukulele para comprar!

Tipos de ukulele

Antes de entendermos as características que devem ser levadas em consideração na hora de comprar o seu ukulele, vamos aprender a diferenciar os ukuleles que existem por aí! Existem pelo menos quatro tipos desse instrumento, variando entre tamanhos e quantidades de trastes do braço.

Por exemplo, o ukulele soprano tem uma escala de 30 centímetros, um dos menores de sua espécie e conta com doze trastes em seu braço. Por outro lado, temos o ukulele concerto que contém um braço mais longo o que diferencia no timbre e volume.

Também há a opção tenor que conta com dezesseis trastes. Seu tamanho é de um pouco mais de quarenta centímetros e é indicado para quem já toca o instrumento há mais tempo. Por último, há o barítono que é lembrado por muitos por ser quase uma guitarra menor e possuir uma sonoridade diferente dos outros!

Entenda melhor sobre a origem do ukulele e quais são os seus tipos!

O que levar em consideração na hora da compra

Pode parecer um pouco óbvio, mas escolher um ukulele exige um certo nível de conhecimento, pois, como já vimos, existem algumas opções do instrumento no mercado. A escolha se dará por nível de compreensão no instrumento, preço e marca que você deseja comprar. Entenda melhor:

Iniciante ou profissional?

Essa questão irá influenciar diretamente no tamanho do ukulele que você escolher. Contudo, por exemplo, não existe um tamanho ideal para quem está começando a tocar. O importante é que você escolha aquele que faz você se sente mais confortável ao tocá-lo.

Uma dica se você possui mãos pequenas, o soprano pode ser a melhor escolha já que o instrumento é de tamanho menor, facilitando o dedilhar ao tocar esse instrumento e por conter um número menor de trastes.

Preço

Essa característica afeta diretamente a qualidade do instrumento. Existem instrumentos mais baratos que são feitos de materiais mais em conta, como plástico ou compensados, mas isso irá influenciar prontamente na sonoridade que o ukulele produz. Por isso a nossa dica é escolher produtos produzidos com madeiras de primeira e com ótimo acabamento para que a sonoridade sempre saia como esperado!

Ukuleles que existem no mercado

Vale lembrar que existem modelos para cada perfil de instrumentista, basta pesquisar! Agora que você já sabe tudo que precisa para escolher o modelo certo de ukulele, está na hora de adquirir o seu, não é mesmo? Na nossa categoria de ukuleles no site da Multisom, você vai encontrar diversas marcas e com as características certa para seu uso!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Como afinar instrumentos de corda: dicas essenciais para músicos

Durante o verão, os instrumentos de corda, que ...