Qual flauta doce comprar? Dicas para ajudar na escolha!

Dicas de qual flauta doce comprar

Com um dos timbres mais belos, a flauta doce foi um instrumento muito popular na Idade Média e até hoje é um dos tipos mais conhecidos de flauta. Se você está procurando um modelo para comprar, temos algumas dicas que podem te ajudar a escolher a flauta doce que mais combina com você. Confira!

Flauta com dedilhado barroco ou germânico?

Apesar de aparentemente serem bem semelhantes, há uma grande diferença entre o dedilhado da flauta barroca e o da germânica. Esta diferença está diretamente ligada aos furos da flauta doce, já que na germânica, o diâmetro deles foi alterado para torná-la mais fácil de tocar, causando também uma diferença nos timbres. Veja abaixo mais algumas características dos dois tipos:

Flauta Barroca

Dicas de qual flauta doce comprar

Fonte: Multisom

Modelo mais clássico, a flauta doce com dedilhado barroco produz um timbre mais homogêneo e aveludado, além de ter uma afinação mais precisa e equilibrada. Outras características são o dedilhado em forquilha, também conhecido como dedos cruzados.

Flauta Germânica

Dicas de qual flauta doce comprar

Fonte: Multisom

Comparada com a barroca, a flauta germânica pode ser considerada mais simplificada, e é conhecida por ter uma afinação menos estável e por produzir um timbre mais claro e áspero. O dedilhado da nota Fá é simplificado, enquanto o das notas Fá # e Sol # é mais complexo e, geralmente, mais desafinado.

Qual material: madeira ou resina?

Dicas de flautas para se comprar

Fonte: Adrian Brown

Este é outro fator importante a se considerar, pois a diferença entre uma flauta doce de madeira e uma de resina não está somente no material, mas também na qualidade sonora e na durabilidade do instrumento. Entenda melhor:

Flauta de madeira

As flautas de madeira são construídas em um material poroso e macio, em geral cedro rosa, que absorve as gotículas de água presentes na flauta, evitando que ela fique entupida e prejudique seu som. Além disso, ela possui uma durabilidade maior, variando o som emitido conforme o seu processo de fabricação.

Flauta de Resina

As flautas de resina são instrumentos que possuem estrutura simplificada e baixo custo de produção. Em relação às flautas de madeira, costuma ter durabilidade um pouco menor, mas isso não quer dizer que sua sonoridade será inferior que os outros modelos. Esse é um aspecto que vai depender principalmente do processo de fabricação.

Estilo da Flauta Doce

Outro aspecto que você pode levar em consideração é o estilo da flauta doce, que nada mais é que a sonoridade que eles reproduzem. Existem diversos estilos para você escolher, sendo os principais:

  • Soprano: com um som mais agudo;
  • Sopranino: com som agudíssimos;
  • Contralto: com sons agudos e médios;
  • Tenor: com sons médios e graves.

Esse é um critério que vai depender muito do tipo de som que você deseja reproduzir com a sua flauta doce, mas agora você já sabe que existem diversas opções!

Gostou das dicas? Esperamos que agora você tenha tudo o que precisa para fazer a escolha certa e adquirir uma flauta doce que vai lhe acompanhar por bastante tempo. E lembre-se, sempre que tiver qualquer dúvida, você pode contar conosco! Deixe seu comentário ou dê uma passadinha na Loja Virtual da Multisom e fale com nossos atendentes. Não deixe também de conferir os nossos modelos de flautas!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Sopro

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Instrumento de sopro de madeira: conheça os principais!

Instrumentos de sopro, também conhecidos como instrumentos de ...