Quais fones de ouvido são melhores para estúdio

Fones de ouvido para estúdio

Conhecer os tipos de fones de ouvido para estúdio é essencial para garantir a melhor gravação e/ou mixagem de qualquer instrumento musical. As opções de fones de ouvidos são imensas e, com uma simples pesquisa, você encontra dispositivos que prometem a melhor qualidade, mas que não são, necessariamente, ideais para o uso em estúdios de gravação ou estúdios caseiros — o chamado home studio.

É exatamente aí que você pode comprometer todo o seu investimento. Para escolher um produto que atenda às suas necessidades dentro de um estúdio, a fim de reproduzir de forma mais fiel suas gravações, trouxemos informações sobre os tipos de fone de ouvido que costumam ser usados em estúdios, suas funções e algumas marcas com credibilidade no mercado.

Tipos de fones de ouvido para estúdio

Existem diversas finalidades quando falamos em fones de ouvido para músicos, sendo que para processos dentro de estúdios, temos duas frentes: a mixagem e gravação de som. Determinado isso, você irá encontrar modelos chamados de “fone de ouvido fechado” ou “fones de ouvido aberto”.

Fone de ouvido fechado

A maioria dos fones de ouvido são fechados, inclusive aqueles mais casuais para usar no dia a dia. Isso acontece porque esses modelos de fone oferecem um melhor isolamento acústico, o som fica preso “dentro” do fone, quase não há vazamento. É por isso que, dentre os modelos indicados para usar em estúdio, os fones fechados são mais escolhidos para gravação.

Assim, os músicos no estúdio conseguem ouvir o instrumento enquanto tocam, sem se preocupar com que os ruídos saiam do fone e atrapalhem a gravação. Aqui, vale destacar que, apesar do isolamento ser o diferencial, ele não é indicado quando o objetivo é a fidelidade de reprodução do som. Para isso, temos o fone aberto.

Fones de ouvido aberto

Os fones de ouvido aberto possuem o tampo vazado, justamente para deixar que o som “fuja”. Basicamente, o som que entra no fone, bate em sua orelha e é refletido para fora. Esse processo todo é o que evita o acúmulo de energia sonora no interior do fone e faz com que a reprodução do áudio seja mais fiel ao original.

Por isso que, geralmente, os fones de ouvido aberto são indicados para mixagem, já que a fidelidade do áudio ajuda muito a trabalhá-lo. Lembrando que, por causa dessa vazão de som, esses fones não são indicados para ambientes e processos em que ruídos podem interferir os outros.

Melhores marcas de fones de ouvido para estúdio

Com a finalidade de uso definida, agora chegou a hora de conhecer as melhores marcas de fones de ouvido para estúdio, baseada em custo-benefício. É importante ressaltar que as marcas que iremos apresentar a seguir, oferecem qualidade tanto para fones de ouvido fechados como para os abertos e oferecem uma média de preço mais acessível.

Fones de ouvido para estúdio da AKG

A AKG pode até não ser muito conhecida do público geral, mas no meio musical ela é mais do que referenciada. São mais de 60 anos de tradição e oferta de produtos de altíssima qualidade e design de primeira, com modelos confortáveis de usar.

Além disso, é possível encontrar fones de ouvido profissionais da AKG das mais diversas faixas de preços, sendo umas das opções mais acessíveis do mercado. No momento, um dos modelos mais vendidos em nosso site é o fone de ouvido fechado profissional AKG K-52 – Preto.

Fone AKG

Multisom

Fones de ouvido para estúdio da Shure

Reconhecida, primeiramente, pela qualidade de seus microfones, a Shure é uma das marcas mais conhecidas do mercado musical. Toda qualidade oferecida em seus produtos de áudio faz da Shure uma das especialistas em dispositivos de reprodução de som.

Os fones de ouvido da Shure se destacam em conforto, design e preço, sendo recomendados, também, no meio profissional. Por aqui, o modelo mais procurado é o fone de ouvido fechado profissional Shure SRH240A.

Fone de Ouvido Shure

Multisom

Agora, deixa aí um comentário dizendo se você já comprou algum fone de ouvido para estúdio e como foi sua experiência. E se ficou qualquer dúvida, pergunte também que nós ajudamos você!

 

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Estudo completo sobre a escala menor melódica

Depois de apresentarmos, aqui no blog, as escalas ...