O que é o Cajón? Conheça esse instrumento!

Cajon

Com origem peruana, o cajón é um instrumento de percussão que encontra espaço em diferentes culturas, por todo o mundo. Cada vez mais popular no Brasil, muitas pessoas não sabem muito sobre o instrumento, que traz uma sonoridade muito rica quando usado como acompanhamento para voz e violão. Quer conhecer melhor o instrumento? Então confira!

Breve história do cajón

Como falamos acima, a origem do cajón é peruana e o instrumento nasceu ainda na época dos escravos africanos que, quando eram escravizados, ficavam longe dos seus instrumentos de percussão e acabavam improvisando suas músicas com caixas de madeira ou gavetas. O nome cajón, inclusive, é o aumentativo da palavra caja (caixa em espanhol).

Com algumas mudanças durante o tempo, o cajón foi se transformando no instrumento que hoje nós conhecemos, considerado Patrimônio Cultural da Nação pelo governo do Peru. Na Europa, o cajón foi difundido através do ritmo flamenco e foi inclusive um músico flamenco – Paco de Lucia – que ajudou a popularizar o instrumento pelo mundo.

Características do instrumento

O cajón é sempre construído totalmente em madeira e, na maioria dos modelos, tem cordas colocadas por dentro e uma abertura para contribuir com a sonoridade. Os principais tipos de madeira utilizados são o MDF, a Imbuia e o Birch.

O que mais encanta os percussionistas é o fato de ser simples de tocar, ter valor acessível e ser muito versátil, pois pode ser usado como acompanhamento na sonoridade de praticamente todos os estilos musicais.

Tipos de cajón

Conheça os dois principais tipos de cajón e entenda quais são as suas diferenças:

  • acústico: é o modelo mais simples, com valor mais acessível e o mais próximo instrumento desde a sua origem. Como o próprio nome diz, o som é reproduzido apenas de forma acústica, através de três sons: caixa (nas laterais superiores), bumbo (na parte centro-frontal) e bordas (nas quinas e cantos);
  • elétrico: o diferencial do cajón elétrico é a possibilidade do som ser reproduzido e captado por um amplificador. Por conta disso, o valor costuma ser um pouco mais alto, mas é o modelo ideal para quem utiliza o instrumento profissionalmente.

Acessórios para cajón

Para deixar o uso do cajón incrementado e mais profissional, existem alguns acessórios interessantes. Conheça:

Para efeitos no som

Vassourinha: para utilizar enquanto toca e trazer efeitos diferentes na sonoridade do instrumento.

Fonte: Multisom

Leg ou Ring Shaker: para prender na perna ou colocar nos dedos da mão, também trazendo diferenças para o som.

Leg ou Ring Shaker

Fonte: Multisom

Para proteger o instrumento

Bag para cajón: para garantir que o instrumento não seja prejudicado com sujeira ou com possíveis quedas e batidas, a bag pode proteger e garantir maior durabilidade ao cajón.

Bag para cajon

Fonte: Multisom

Agora que você já conhece o instrumento e viu as várias possibilidades incríveis que ele traz, deu vontade de ter um também, não é mesmo? Conte com a Multisom para encontrar o cajón ideal para você. E se ainda tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Percussão

2 Comentários


  1. Lindolfo Ferreira Filho

    6 de janeiro de 2020 at 15:26

    gostaria de saber se o Cajón elétrico emite som mesmo desligado da eletricidade que seja de qualidade inferior?

    Reply

  2. Roberto Paulo da Silva Carvalho

    2 de junho de 2021 at 20:47

    Gostei muito de saber das utilidades do instrumento de percussão utilidades cajon.Foram bastantes esclarecedora.

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Como escolher a melhor bateria para iniciantes?

Aprender a tocar um instrumento musical é um ...