Instrumentos musicais brasileiros e populares em nossa cultura

Instrumentos musicais brasileiros

A cultura brasileira é conhecida pela sua vasta diversificação, formada através de um misto da colonização portuguesa e da vinda de milhares de imigrantes de diversos outros países. A cultura africana, com seus sons e ritmos é a mais marcante para formação da música popular brasileira, sendo dela a origem dos principais instrumentos musicais brasileiros.

Separamos os principais instrumentos que hoje fazem parte da essência da música brasileira e que são muito populares na nossa cultura. Confira!

Principais instrumentos da música brasileira

Pandeiro

Muito usado para estilos de música como o samba e o pagode, o pandeiro é um instrumento de percussão, que chegou ao Brasil no século XIX para dar um toque final ao gênero conhecido como “choro”.

Pandeiro

Pandeiro 10″ Contemporânea 83LT Nylon Light

O pandeiro também é usado para acompanhar o berimbau nas rodas de capoeira, dando ritmo ao som da roda.

Afuxé

Um instrumento tradicional brasileiro, porém com sua origem na África, o afuxé típico é feito com uma cabeça de coco ou plástico, atualmente, rodeado por miçangas ligadas em uma espécie de rede.

Afuxé

Afuxé Torelli Jamaica TX-016 – Madeira

Quando agitado as miçangas raspam no coco, gerando um som característico no instrumento, que é usado principalmente para ritmos como o samba, mas também para o reggae e o pop.

Repique

Também conhecido como repinique, o repique é um instrumento de percussão usado principalmente no samba. Também é muito usado em solos, como introduções de samba enredo e batucadas.

Repique

Repique de Mão Contemporânea Alumínio Light 12” X 30cm – 96LT

Cavaco

Trazido junto dos portugueses, na colonização do Brasil, o cavaquinho, como é popularmente conhecido, é um dos instrumentos mais marcantes da cultura brasileira. Ficou muito conhecido com o gênero musical conhecido como “choro”, mas também está presente em outros ritmos, como o pagode e o samba.

Cavaquinho

Cavaco Elétrico Rozini Ademir Fogaça RC13ATFF – Natural

Violão

Um dos instrumentos mais conhecidos no mundo, o violão é um instrumento tradicional para diversas culturas e diferentes tipos de músicas. Com sua origem datada por volta de 2000 a.C. o violão só chegou ao Brasil junto a colonização portuguesa. Aqui, o instrumento foi a base para ritmos típicos brasileiros, como a Bossa Nova e o Samba. O violão é um dos instrumentos mais queridos do brasileiro e está sempre presente nas rodas de amigos!

Violão

Violão Clave Estudante Natural Fosco – Acústico, com Cordas de Nylon

Reco-reco

De origem angolana e feito de madeira, o reco-reco é muito comum em estilos de música latino-americanos como a cumbia e a salsa. No Brasil, o instrumento é feito de metal e é usado para ritmos como o pagode e o samba, além de acompanhar o ritmo nas rodas de capoeira.

Reco-reco

Reco Reco Torelli 3 Molas, TR503 – Cromado

Outros instrumentos populares no Brasil

Alguns outros instrumentos musicais brasileiros são muito usados em diversos ritmos daqui, como o tamborim, o banjo e o tan tan, sendo parte da nossa cultura musical. Você já toca ou gostaria de tocar um desses instrumentos? Conta pra gente!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas para músicos

1 Comentário


  1. Patrícia felix da silva

    2 de março de 2022 at 14:29

    Gostei da resposta 😘

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Tablatura: descubra o que é e como ler!

Aprender a tocar um instrumento nem sempre é ...