Instrumentos de samba: conheça os principais!

Carnaval

O feriado de Carnaval está chegando e em breve escolas de samba de todo o País estarão apresentando o seu samba-enredo em rede nacional.

E você, sabe identificar cada um dos instrumentos tocados pelos músicos na avenida? Sempre teve curiosidade de saber um pouco mais ou até mesmo tem vontade de aprender a tocar algum? O Brasil tem uma profunda relação com o samba e o Carnaval e isso tem muito a ver com a origem dos instrumentos utilizados.

Saiba mais neste conteúdo que a equipe Multisom preparou para você.

Cavaquinho

Cavaco Acústico Tagima

Multisom

O famoso cavaquinho é um tipo de violão com um som um pouco mais agudo. O instrumento é de origem portuguesa (da província do Minho, na região Norte do país) e o seu formato foi sendo adaptado até chegar à forma que conhecemos hoje. O cavaquinho tem quatro cordas (notas ré, si, sol e ré).

O ukulelê, instrumento original do Havaí, também com quatro cordas, é uma variação do cavaquinho, que pode ser encontrado nos modelos acústico ou elétrico.

Violão

Violão Clássico Yamaha

Multisom

Na MPB e no samba, o modelo de violão mais usado é o clássico, com cordas de nylon (diferente das cordas de aço). Existem algumas especificidades para quem toca música brasileira. Por exemplo, a mão direita (para músicos destros) deve ser mais ágil para ditar o ritmo da música.

Em ritmos clássicos como o choro, o modelo mais usado é o violão de sete cordas, sendo que a sétima corda, geralmente afinada em dó, tem um tom mais grave. O músico com frequência faz o acompanhamento dos demais instrumentos de percussão com um dedilhado.

Pandeiro

Pandeiro

Multisom

Pouca gente sabe, mas o pandeiro é um instrumento que nasceu no Oriente Médio! O pandeiro chegou na Espanha e em Portugal com a invasão dos muçulmanos e desembarcou no Brasil na época do Descobrimento, sendo utilizado em comemorações religiosas.

Para saber mais sobre a história do pandeiro, clique aqui.

Hoje o pandeiro é usado em rodas de samba, no choro e também no pagode, sendo a marca registrada deste estilo musical. O pandeiro geralmente é revestido com couro, que dá o tom grave do instrumento.

Surdo

Surdo RMV

Multisom

O surdo é o coração da bateria de um escola de samba. O instrumento tem pele dos dois lados e dá o ritmo para todo o conjunto de percussão.

Geralmente ele é fabricado em madeira ou em metal e possui pele dos dois lados, o que torna o seu som profundamente grave. O surdo é tocado com a mão e com uma baqueta. É ele que dá o ritmo binário típico do samba.

Repique

Repique RMV

Multisom

Muito usado nas escolas de samba, o repique ou repinique é um pequeno tambor tocado com uma baqueta. O repique também é usado como um instrumento solista, sendo usado durante as “deixas” da música.

Banjo

Banjo Acústico Stagg

Multisom

O banjo é um instrumento de origem africana e faz parte da história do blues americano, chegando ao Brasil na década de 1970. Outra versão da história explica que o banjo foi adaptado por escravos africanos que viviam no México e levado para os Estados Unidos no século XIX.

O banjo tem um corpo circular, como um alaúde, geralmente construído com PVC e conta com cinco cordas.

Na sua adaptação para o samba, o banjo foi reformulado para ficar semelhante ao cavaquinho, sendo retirada uma de suas cordas e diminuindo um pouco o braço. Existem duas versões do instrumento: o acústico e o elétrico, sendo que no samba o mais utilizado é o primeiro.

A Equipe Multisom espera que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre a origem dos instrumentos de samba! De todos citados acima, comente para a gente qual deles você toca ou gostaria de aprender a tocar! Se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco, ficaremos felizes em atendê-lo! Até a próxima.

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas para músicos

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Tablatura: descubra o que é e como ler!

Aprender a tocar um instrumento nem sempre é ...