Instrumento de sopro de madeira: conheça os principais!

Instrumentos de sopro, também conhecidos como instrumentos de vento, são aparelhos musicais no qual o som é produzido pela vibração de ar. Eles surgiram há muitos anos, quando o homem primitivo soprou ossos e pedaços de bambus. Foi então que entendeu que poderia emitir sons parecidos com o cantar dos pássaros.

A maneira como obtemos a vibração dos instrumentos de sopro é o que define a sua classificação. Os instrumentos de sopro de metal são aqueles em que a vibração é obtida diretamente pelo toque dos lábios no bocal. Já os instrumentos de sopro de madeira possuem uma palheta flexível no bocal pela qual o som é transmitido.

No texto de hoje, nós, da Multisom, vamos falar sobre os principais instrumentos de sopro de madeira. Que tal embarcar conosco nessa?

Como funcionam

Normalmente, a afinação dos equipamentos de sopro depende do tamanho de seus tubos. Quanto maior for o instrumento, mais baixa será a afinação e mais grave a sonoridade.

Também existem os instrumentos que não possuem tubos, como o acordeon e a gaita. Neste caso, a afinação depende do tamanho da palheta. Elas podem ser duplas ou simples.

Já o timbre desses instrumentos depende totalmente do meio de produção do som: palhetas, lábios, arestas, assim como do formato e comprimento dos tubos.

Alguns instrumentos de sopro possuem buracos ou chaves que, no momento em que são tapados ou apertados pelos dedos do instrumentista, alteram o espaço por onde o ar passa, produzindo diferentes notas musicais.

Instrumentos de sopro de madeira

Agora que você já sabe que a classificação dos instrumentos de sopro depende da forma de execução do som e não do material, confira os mais conhecidos do tipo madeira:

Flauta

A flauta é um dos instrumentos de sopro de madeira mais antigos de que se tem conhecimento. Na época da Antiguidade, já se tinha registros desse instrumento tão versátil, hoje usado em gêneros musicais como o chorinho e o jazz!

Sua estrutura basicamente é formada por um tubo que possui perfurações ao longo de seu comprimento. A posição dos dedos que fecham ou destapam as aberturas definem a nota musical que será produzida. Os tipos de flauta mais conhecidas são as transversais e as flautas doces, muito utilizadas para iniciar os pequenos na música.

Tocando uma flauta de madeira

Fonte: Pixabay

Oboé

O Oboé é tido como um dos instrumentos de sopro mais difíceis de dominar a técnica. Isso acontece porque ele exige certo controle respiratório e grandes pressões de sopro, assim como muito controle labial se referindo as vibrações das palhetas. Conhecido por suas notas agudas, foi muito usado em óperas!

Oboé de Madeira

Fonte: Academia de Música José Atalaya

Clarinete

O Clarinete é bem parecido com Oboé. A principal diferença está na forma cilíndrica, com som aveludado e mais encorpado. Além disso, possui extensão maior de notas por causa de sua única palheta. De timbre muito diversificado, é um instrumento de sopro com larga capacidade de expressão. No Brasil, já é mais comum encontrar o som do clarinete nos choros de sambas e na música MPB.

Clarinete de Madeira

Fonte: Eagle Instrumentos

Agora que você já sabe quais são os instrumentos de sopro de madeira principais, que tal começar a praticar hoje mesmo? Seja para tocar em orquestras, ou mesmo em casa, temos uma série de opções de instrumentos de sopro que se encaixam com seu gosto e necessidade. Até mais!


Instrumentos de Sopro na Multisom

Share this Story
  • Sopro

    Instrumento de sopro de madeira: conheça os principais!

    Instrumentos de sopro, também conhecidos como instrumentos de vento, são aparelhos musicais no qual o som é produzido pela vibração de ...
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Sopro

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Cuidados com instrumentos de sopro: aprenda como conservar o seu!

Independentemente do uso ser profissional ou apenas um ...