História do rock: entenda a origem desse gênero!

História do Rock: entenda a origem desse gênero

O Rock and Roll é um dos estilos musicais mais ouvidos no mundo. Ele é tão envolvente e contagiante que ganhou várias vertentes e até mesmo uma data comemorativa própria! No dia 13 de julho é comemorado o Dia do Rock e, além de ter muita música boa rolando nesse dia, várias pessoas acabam querendo descobrir mais sobre a origem e influências desse ritmo.

E claro, como bons amantes de rock, não poderíamos ficar de fora dessa! Por isso, preparamos um texto especial contando um pouco sobre a história e as principais vertentes do rock. Você também é apaixonado pelo estilo? Quer saber mais sobre sua história? Então fique com a gente e continue lendo!

A origem do rock and roll

Atualmente, o termo rock abrange muito mais do que um estilo musical: ele é um modo de agir e de pensar, um estilo de vida para muitas pessoas ao redor do mundo. Mas como o rock chegou a ser a ser tão influente assim?

O rock surgiu no final dos anos 1940 da combinação de diversos outros estilos, como o folk, o country, o jazz e o R&B. E ganhou destaque devido ao seu instrumento principal, a guitarra, que é conhecida por transmitir uma sonoridade marcante, explorando diversos timbres e efeitos. É a verdadeira marca do rock!

A partir de 1950 o rock chega a outro patamar, com artistas como Elvis Presley, Bill Haley e Carl Perkins, que dominaram as paradas musicais da época com hits que são conhecidos até hoje. Depois daí, o sucesso não parou mais e várias vertentes do estilo foram nascendo e levando o nome do rock adiante!

Conheça as principais vertentes do Rock

Justamente por ter se espalhado pelo mundo inteiro, vários músicos adaptaram o estilo, surgindo assim, diversos subgêneros do rock. Abaixo, listamos alguns dos mais conhecidos e adorados pelo público. Vamos lá!

Rockabilly

Esse estilo é considerado o pai de todos os outros subgêneros que vieram após. Inspirado pelo ritmo empolgante do country, o rockabilly (junção de “rock” e “hillbilly”, termo que pode ser traduzido como “caipira”, no português) foi um grande sucesso nas vozes de Bill Haley e Elvis Presley, que popularizaram o estilo.

Rockabilly: Elvis Presley e Bill Haley

Elvis Presley e Bill Haley nos anos 50 (Fonte: LouisianaFolkLife | Wikiwand)

Blues Rock

Na década de 60, a pegada foi para o lado do blues, ritmo oriundo e muito popular nos Estados Unidos. Seus precursores foram bandas como Rolling Stones, Doors, Cream e The Who, que apostavam na melodia com a guitarra em um tempo alto e riffs pesados.

Blues Rock: Cream e Rolling Stones

Cream e Rolling Stones foram precursoras do gênero (Fonte: Rakuten | Balcony Radio)

Hard Rock

Inspirado no Blues Rock, o Hard Rock marcou a década de 1970. Devido ao seu som pesado de guitarra distorcida e solos proeminentes, ele se destacou dos outros subgêneros com a ajuda de Led Zeppelin, Black Sabbath, AC/DC, KISS e Queen!

Hard Rock: Led Zeppelin e KISS

Led Zeppelin e KISS nos anos 70 (Fonte: Youtube | Ultimate Classic Rock)

Punk Rock

Um gênero considerado por muitos um símbolo da rebeldia, suas músicas têm como característica a rapidez, com letras que falam de temas políticos e sociais. Algumas das bandas punks mais conhecidas são: Sex Pistols, The Clash, Television e Ramones.

Punk Rock: Ramones e Sex Pistols

Ramones e Sex Pistols são lendas do punk (Fonte: BillBoard | BBC)

Heavy Metal

Ganhando destaque na década de 80, o Heavy Metal surgiu como uma forma de protesto contra o punk rock. Seu som é muito mais pesado e encorpado que os outros subgêneros do rock, caracterizado pelo tom sombrio das músicas. As bandas mais conhecidas desse gênero são: Iron Maiden, Motörhead, Saxon e King Diamond.

Heavy Metal: Iron Maiden e Motörhead

Iron Maiden e Motörhead nos anos 80 (Fonte: Rock and Roll Garage | Daily Mail)

Por que o Dia do Rock se comemora dia 13 de julho?

Se você estava se perguntando isso, a resposta é bem interessante: no dia 13 de julho de 1985, Phil Collins estava fazendo um show no megaevento Live Aid junto com outras bandas de rock e desejou que aquele dia fosse considerado o dia mundial do rock.

Pois bem, o pedido do músico não foi acatado pelo resto do mundo, mas alguns radialistas brasileiros resolveram usar a data para tal finalidade por aqui. Devido a isso, aos poucos, a comemoração foi se dissipando pelo país, mesmo que o resto do mundo não a comemore como nós. O que marca ainda mais que o Brasil é um país do rock and roll, baby!

Então, o que achou? São muitas histórias para contar e muita música boa para ouvir em homenagem ao Dia do Rock! Agora que você já sabe tudo sobre o seu estilo musical favorito, não deixe de conferir os instrumentos clássicos de uma banda de rock!

 

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Transporte de instrumentos musicais: alguns cuidados para ficar atento

Seja em curtas distâncias ou em viagens nacionais ...