História do piano: você sabe a origem desse instrumento?

Presente em muitas músicas ocidentais, o piano é um dos instrumentos mais conhecidos do mundo. Famoso por causa do seu som melódico e da sua fisionomia única, é muito utilizado como acompanhamento de performance em shows.

Você sabia que esse instrumento de teclas tem mais de 300 anos? Criado no início dos anos 1700, Bartolomeo Cristofori idealizou e concretizou uma versão mais completa do cravo, instrumento de teclas da época, onde o músico poderia transmitir sons diferenciados e intensificados.

Desde a sua criação, o piano passou por diversas modificações e, aos poucos, foi se transformando no instrumento único que é hoje. Mas há muito mais para contar sobre ele! Se você quer entender mais sobre a história do piano, confira o texto que fizemos abaixo!

Um pouco mais sobre a história do piano

Entre o final do século XV e o início do século XVI, o italiano Bartolomeo Cristofori já investia em sua carreira de músico e de construtor de cravos. Contudo, ele sempre quis que o cravo fosse mais dinâmico e que emitisse sons mais suaves e fortes.

Mas foi com um convite da corte toscana que o construtor pôde colocar o seu plano em prática e, em 1702, o italiano apresentou o seu primeiro cravo modificado. Somente em 1709 o famoso piano-forte – ainda chamado dessa maneira na Itália – apresentou as suas formas primárias.

Depois disso, adoradores do instrumento introduziram novas ideias para o aperfeiçoamento do piano, desde mecanismos que permitiram o toque de uma tecla repetida até a criação do pedal surdina e do pedal direito – se popularizando entre os músicos do mundo inteiro!

Músicos famosos que tocam piano

Por mais que seja um instrumento consideravelmente mais caro e não portátil, o piano é muito versátil quando falamos da sua sonoridade. Além de ser muito usado para composições, é perfeito para os músicos que adoram performar no palco! Confira uma lista com instrumentistas clássicos até os modernos:

  • Wolfgang Amadeus Mozart: considerado um prodígio da música clássica, Mozart compunha e tocava teclado e violino desde os seus cinco anos! Por causa disso, escreveu diversas sonatas, algumas das melhores de todos os tempos;
  • Ludwig van Beethoven: quase 100 anos depois da criação do piano, o músico alemão conseguiu construir uma linguagem própria utilizando o instrumento! Beethoven é considerado um dos compositores mais respeitados e influentes de todos os tempos;
  • Ray Charles: esse pianista norte-americano contribuiu para concretizar e dissipar a música soul, blues, jazz a partir de 1950! Ray Charles é considerado um dos maiores gênios da música, já que também acompanhava o piano com a sua voz;
  • Elton John: aprendeu a tocar piano desde cedo. Elton John fez uma das melhores apresentações da atualidade! Tocando e cantando, é considerado um dos maiores cantores de rock do planeta!

Agora que você já sabe tudo sobre a história do piano e quais os seus principais instrumentistas de todos os tempos, confira os tipos de piano que existem no mercado e saiba como escolher o seu! Até mais!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Teclas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Teclado Casio CTK 1550 é bom?

Não importa se é estudante, iniciante ou profissional, ...