História do pandeiro: conheça melhor a sua origem!

Tocando pandeiro - história do pandeiro

O pandeiro é um instrumento bem antigo e que têm grande influência na música e nas festividades ao redor do mundo. E, é claro, o Brasil também faz parte destes povos que adotaram o pandeiro como um dos principais instrumentos nos estilos musicais característicos da nossa cultura, como o samba e o choro.

Ficou curioso para saber mais sobre a origem do pandeiro? Então dá uma olhada no post que nós, da Multisom, trouxemos para você!

A origem do pandeiro

Acredita-se que o pandeiro é um instrumento tão antigo que pode ter estado presente, até mesmo, no período paleolítico. Mesmo com esta possibilidade, o que sabemos com certeza é que este instrumento se popularizou e foi muito utilizado entre os povos asiáticos, africanos e europeus.

Mulheres dançando e tocando pandeiro

Fonte: Isis Zahara

O pandeiro já era popular nas civilizações no Oriente Médio antes de Cristo e chegou na Península Ibérica – Espanha e Portugal – na época em que a região foi invadida pelos árabes. Na Península, as pessoas usavam o pandeiro para diversas comemorações, como casamentos e cerimônias religiosas.

Outro lugar em que este instrumento está presente desde muito tempo é na Índia, em seus estilos musicais culturais.

  • Curiosidade: especula-se que a origem da palavra “pandeiro” começou na Espanha, como pandero, com influência do grego pandourion, que na verdade se refere a um instrumento de cordas.

O pandeiro no Brasil

Quando o Brasil foi colonizado pelos portugueses, eles trouxeram muito de sua cultura para nós, incluindo os instrumentos musicais. Assim, o pandeiro começava a se popularizar em nosso país, primeiramente em comemorações religiosas.

Nessa época, os instrumentos que os escravos negros usavam em seus cultos foram proibidos pelos senhores, diferente do pandeiro que, por ter chegado aqui através dos portugueses, era bem aceito pelas pessoas. Além disso, o instrumento era pequeno e podia ser facilmente escondido quando necessário, dificultando que ele fosse encontrado e proibido entre os escravos!

escravos dançando e tocando pandeiros

Fonte: Medium

Por isso, o pandeiro passou a ser usado também nas práticas da capoeira. Depois desse período, quando a escravidão acabou, o instrumento se popularizou no samba e no choro, dando mais vida a estes dois estilos superconhecidos da cultura brasileira.

  • Curiosidade: um dos grandes nomes da música brasileira é o pandeirista nordestino Jackson do Pandeiro (1919-1982), que foi cantor e compositor de samba e forró.
Jackson do pandeiro com um pandeiro na mão

Fonte: Música da Paraíba

Agora você já conhece melhor a origem do pandeiro e viu como esse instrumento está presente há muito tempo em vários estilos musicais. O que achou? Deixe um comentário contando!

 

 

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Percussão

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Como fazer um cajón: materiais e processo

Alguns músicos gostam de fazer seu próprio instrumento, ...