História da bateria: descubra como surgiu esse instrumento!

tocando bateria

Se você é como nós, da Multisom, e tem um grande fascínio por percussão, em especial a bateria, então já deve ter se perguntado qual é a história e a trajetória desse instrumento! Afinal, quando foi que tudo começou? Para matar a sua curiosidade, vamos falar um pouco sobre a história da bateria. Leia e descubra como surgiu esse instrumento!

Tudo começou com tambores simples

Para entender a trajetória da bateria, é interessante desmembrá-la, já que seus componentes começaram separadamente. Os tambores são as partes da bateria que estão no mundo há mais tempo, desde o período neolítico, lá na Pré-História.

Os tambores mais antigos do mundo, como bongôs, tímpanos, tamborins, pandeiros e congas, foram descobertos através escavações arqueológicas na região da Morávia, na República Tcheca. Eram utilizados em rituais religiosos por nossos antepassados quando estes queriam pedir ou oferecer algo aos Deuses.

Acredita-se que os antigos tambores eram feitos com pedaços de troncos ocos, cobertos com a pele ou couro animal.

tambor de tronco com couro

Fonte: Polarity Records

Componentes da bateria eram tocados separadamente

No começo do século XX, as bandas do exército e orquestras já contavam com percussionistas. Geralmente eram três, pois um ficava com o bumbo, outro com a caixa e mais um músico com os pratos. Alguns também tocavam “blocos de madeira”, que adicionava os efeitos sonoros à música.

exercito tocando bateria orquestra militar

Fonte: Pinterest

O primeiro pedal de bateria

Surgiu então a ideia de juntar todos esses instrumentos para que uma só pessoa conseguisse tocá-los ao mesmo tempo. Essa ideia só foi possível com o desenvolvimento do pedal, que começou com o músico americano William F. Ludwig em 1910.

Ludwig criou o primeiro modelo prático de pedal, feito de madeira. Como a invenção repercutiu de maneira positiva, ele e seu cunhado Robert Danly começaram a investir em modelos de aço. Esses pedais foram a base do que conhecemos atualmente.

primeiro pedal de bateria

Fonte: A Cultural History Of The Drumset

No início, os primeiros bateristas apoiavam as partes da bateria em cadeiras, banquetas ou demais móveis que ajudassem a montar a composição.

primeiros bateristas apoiavam as partes da bateria em cadeiras

Fonte: Exound

Por isso, outra invenção que facilitou a vida dos primeiros bateristas foram estantes feitas para apoiar a caixa. Com o tempo, esses materiais de suporte foram ficando melhores e um único músico já conseguia fazer o trabalho de três ou mais pessoas.

E assim nascia a bateria parecida com o que conhecemos hoje. O conjunto de componentes desse instrumento foi sendo aperfeiçoado com o tempo. O hi-hat (dois pratos que se chocam, acionados pelo pé do baterista), por exemplo, apareceu em 1940.

inicio da utilização de hit hat na bateria

Fonte: Pinterest

Surge a bateria eletrônica

A bateria eletrônica nasceu em 1980. As marcas pioneiras, Simmons, Yamaha e Roland, trouxeram a inovação de baterias com sons pré-gravados. Além disso, os modelos eletrônicos também possibilitaram a gravação de sons que eram ativados sempre que o instrumento era tocado.

primeira bateria eletrônica simmons

Fonte: Wangodan

Você também pode gostar de Bateria acústica ou eletrônica: entenda as diferenças!

O sucesso da bateria até hoje

A bateria continua sendo um instrumento que encanta muitas pessoas. Seja acústica ou eletrônica, ela está sempre recebendo melhorias e se atualizando com o tempo. Algumas marcas fizeram seu nome fabrincando baterias no Brasil, como a Pinguim e a Gope, entre os anos 60/70, e a Odery, que já é reconhecida mundialmente. No cenário internacional, as marcas que dominaram o mercado foram DW, Tama, Pearl, Ludwig, Sonor, Yamaha, Premier e outras.

Aproveite e Conheça as Partes da Bateria e Para que Serve Cada uma Delas!

Então, gostou de saber mais sobre a história da bateria? Nós, da Multisom, gostamos de compartilhar nosso conhecimento sobre instrumentos musicais com você! Tem alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que teremos o prazer de lhe ajudar!

 

 

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Percussão

1 Comentário


  1. Manuela Silva

    22 de novembro de 2018 at 23:02

    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
    Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.
    Obrigado

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

3 bateristas famosos para conhecer e se inspirar!

Por ser um instrumento que exige muita concentração ...