Flauta Transversal: tudo o que você precisa saber!

Curiosidades sobre flauta Transversal

Entre os instrumentos de sopro, a flauta é um que está presente entre os músicos há muito tempo e, mesmo assim, nunca deixou de ser adorado pelo seu som cativante e pelas técnicas e estilos diferentes que possibilita executar. Como já falamos aqui no blog, existem diversos tipos de flautas, e um dos mais conhecidos de todos é a flauta transversal.

Está interessado em entrar no mundo das flautas transversais e conhecer mais sobre elas? Então confira tudo o que você precisa saber!

A origem da Flauta Transversal

As flautas, em geral, fazem parte dos instrumentos mais antigos do mundo. Algumas delas já foram encontradas e datadas por volta de 35 a 40 mil anos atrás, na região dos Alpes Suábios (Alemanha). Inclusive, as primeiras flautas só possuíam um orifício e eram feitas com ossos, principalmente tíbias de animais e até mesmo de humanos.

Outro ponto interessante é que as flautas estavam presentes em pinturas rupestres, o que é um indicativo de quão antiga é a origem desse instrumento.

Curiosidades sobre flauta Transversal

Fonte: História de España

A família das Flautas Transversais

Para começar a falar sobre tipos de flautas transversais é interessante saber que elas tiveram várias versões até chegar na que usamos hoje em dia, que foi um modelo desenvolvido em 1847 pelo flautista alemão Theobald Boehm.

O modelo de flauta que estamos mais acostumados a encontrar não é o único que existe. Dentro da família das flautas transversais, encontramos desde instrumentos que produzem sons mais agudos até os mais graves:

Curiosidades sobre flauta Transversal

  • Flautim ou Piccolo: é o menor modelo da família das flautas transversais, caracterizado por seu som mais agudo.
  • Flauta em Dó: também conhecida como flauta de concerto, é a mais popular da família e provavelmente é a que você conhece. Muito comum em todo tipo de música, em bandas militares, orquestras sinfônicas, músicas populares e outros.
  • Flauta em Sol: conhecida como flauta de harmonia, é muito utilizada em conjuntos de flautas (trios, quartetos e orquestras) para reforçar os graves.
  • Flauta Baixo: traz um som aveludado e mais encorpado, por isso seu uso é mais frequente em orquestras e corais de flautas, e no acompanhamento de bandas e cantores. Também é usada por solistas de música erudita e popular.
  • Flauta Contrabaixo: assim como a flauta baixo, possui timbre aveludado e encorpado e geralmente para o mesmo propósito, mas também pode ser encontrada em algumas orquestras.
  • Flautas com Cabeça Torcida: são geralmente usadas para facilitar o alcance em flautas que têm o corpo mais extenso. É bastante utilizada por crianças, mas também por músicos em modelos como a flauta baixo.

Além destes, ainda encontramos modelos bem maiores de flautas transversais, conhecidas por subcontrabaixos (como a da foto), que produzem sons mais graves e encorpados.

Curiosidades sobre flauta Transversal

Fonte: i10s

Componentes da Flauta Transversal

A flauta transversal é composta por três partes: bocal, corpo e pé:

Curiosidades sobre flauta Transversal

Bocal (ou cabeça)

É a parte da flauta onde o músico sopra para produzir o som do instrumento. É nesse componente que encontramos o orifício (por onde entra o ar soprado) e o porta-lábios (local em que o flautista apoia seu lábio inferior).

Corpo

No corpo da flauta é onde ficam a maioria das chaves, que são responsáveis por produzir as diferentes notas de uma música.

Curiosidades sobre flauta Transversal

O pé da flauta é o menor componente entre os três. É nessa parte que ficam as chaves que produzem os sons mais graves.

Curiosidades sobre flauta Transversal

Principais materiais de fabricação

As flautas transversais, antigamente, eram fabricadas em madeira e por isso ainda são classificadas, pelas orquestras, como um instrumento pertencente ao grupo deste material. Inclusive a flauta madeira ainda é a preferida de alguns músicos que preferem a sonoridade que esse material proporciona ao instrumento.

Atualmente, os modelos mais comuns da flauta transversal são feitos em níquel (podem ser banhadas em prata) e, por isso, possuem um custo mais baixo. Encontra-se, também, flautas fabricadas totalmente em prata e algumas até mesmo em ouro, o que eleva os custos mas também a durabilidade do instrumento.

Curiosidade: Acredita-se que a flauta mais cara fabricada no mundo até hoje seja uma Powell, feita totalmente em platina pura. Esse instrumento pertenceu ao famoso flautista americano William Kincaid (1895-1967).

Quanto às marcas, há vários fabricantes de flautas transversais conhecidos no mercado. Os preços costumam variar muito conforme o material ou pelo renome da marca em si. Muitas dessas marcas se consagraram, além da qualidade, por terem sido a escolha de flautistas famosos na história da música.

Então, gostou de saber mais sobre esse instrumento de sopro incrível e muito adorado pelos flautistas? Se você tiver dúvidas ou quiser compartilhar curiosidades sobre a flauta transversal conosco, é só deixar um comentário nessa postagem! E não esqueça de passar na loja virtual da Multisom para conferir todos os modelos de flautas!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Sopro

2 Comentários


  1. Yan Oliveira

    15 de outubro de 2018 at 12:38

    Gostaria de saber qual a marca de flauta que vc poderia me recomendar, acontece que eu toco na igreja (CCB) e preciso comprar uma para mim! vc tem alguma sugestão???

    Reply

  2. Yan Oliveira

    15 de outubro de 2018 at 12:40

    Eu toco na igreja e gostaria de saber qual o material e marca do produto vc me recomenda???

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Instrumento de sopro de madeira: conheça os principais!

Instrumentos de sopro, também conhecidos como instrumentos de ...