Faculdade de música vale a pena? Tudo o que você precisa saber!

Estudar música na faculdade

Muitos ícones da música nem sequer terminaram o colégio, como Elton John e Steven Tyler. Nesse caso, vale destacar que o ato de estudar nunca levará ninguém a perder algo, e sim, melhorar e se aperfeiçoar naquilo que gosta.

Embora seja uma forma de crescer na profissão, para aqueles músicos que querem se destacar é importante entender, além da teoria e prática, maneiras de como construir uma carreira musical.

Dito isso, apresentaremos um panorama geral da faculdade de música, e porque ela pode ser um diferencial na sua carreira como músico.

Começando a pensar na faculdade de música

Oportunidades de estudar música não faltam! São 150 faculdade à sua escolha e mais de 70 habilitações diferentes para você escolher. As possibilidades dentro da área são muitas, indo de professores a musicoterapeutas e diversas outras especializações.

Além disso, a faculdade de música pode ser encontrada em dois graus diferentes de formação: bacharel e licenciatura.

Se você é ou quer se tornar um músico independente, a faculdade de música também pode ser um complemento para seu trabalho. Porém, além dos estudos, é importante começar a pensar se você está divulgando certo sua música independente.

 

Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura em música?

Faculdade de Licenciatura em Música

Dentro da faculdade as opções de estudo em licenciatura são menores, embora esteja presente em mais faculdades, o estudante só poderá escolher entre aprender música (genérico) ou música voltada para o estudo da música popular brasileira. O curso tem duração média de 3 anos e é indicado para aqueles que buscam transmitir conhecimento e apaixonar novas pessoas pela música, na figura de um professor.

Faculdade de Bacharelado em Música

Já no bacharelado em música, são mais de 30 opções de estudo, como por exemplo: Violão; Violino; Violoncelo; Percussão; Piano; Regência; Regência de banda; Regência orquestral; Saxofone; entre muitas outras. O curso tem duração média de 4 anos e é indicado para quem gostaria de estudar a música mais a fundo, possibilitando trabalhar como produtor musical, músico e muito mais.

O que se estuda na faculdade de música?

A faculdade de música possibilita o aluno estudar tanto a teoria quanto a prática. Sendo um curso para quem gosta de ler, entender e reproduzir o que foi aprendido.

Alguns dos principais conhecimentos que você irá adquirir durante o curso são: teoria e percepção musical; estética e história da música; técnica vocal – canto e coral; regência; harmonia, análise musical e contraponto; composição visual, e muito mais.

A grade curricular do curso pode variar de faculdade para faculdade, por isso não se assuste se o local que você optar estudar não conte com essas cadeiras, elas podem estar denominadas de forma diferente.

Transforme seu amor pela música em sua profissão!

Atualmente são mais de 22 mil estudantes nas faculdades de música espalhadas pelo Brasil. Seja bacharel ou licenciatura, o importante é você estudar aquilo que você ama.

Você já cursou ou pensa em cursar uma faculdade de música? Compartilhe suas ideias e experiências com a gente. Você pode ser inspirado ou ser a inspiração para alguém que cogita estudar em uma faculdade de música.

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas

2 Comentários


  1. Anthony romeus

    14 de junho de 2019 at 15:14

    Queria saber a onde fica

    Reply

  2. Caetano Pereira Coelho

    25 de junho de 2019 at 04:26

    Onde em sujões doscampos existe faculdade de licenciatura ou bacharelando-se em música .

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Estudo completo sobre a escala menor melódica

Depois de apresentarmos, aqui no blog, as escalas ...