Escala natural: o básico para começar seus estudos

Escala natural

Embora a prática seja muito importante em qualquer aprendizado, tocar um instrumento musical não depende somente disso, mas também de muita teoria. E uma das coisas mais importantes para se estudar é a escala natural.

As escalas musicais, em geral, permitem que você conheça melhor sobre a sequência de notas utilizadas em composições, que por muitas vezes simplesmente tocamos sem entender direito.

Então, para começar os seus estudos, primeiro vamos conhecer o que são as escalas naturais.

O que é uma escala natural?

Uma rápida passada pelo básico: as escalas musicais são a base para entender como tocar um instrumento. Ela consiste em uma sequência ordenada das 12 notas musicais, ao se tratar da música ocidental, que podem ser estruturadas de diferentes jeitos dentro de uma oitava (intervalo entre a mesma nota musical com a metade ou o dobro de sua frequência).

Isso quer dizer que existe uma sequência lógica, considerando uma oitava, em que há um início e um fim. A escala natural de dó maior, por exemplo começa na nota dó e termina uma oitava depois, novamente na nota dó.

Esse princípio é fundamental para quem pretende seguir o caminho da composição de músicas, sendo a base para contar com melodia e harmonia musical.

Intervalos musicais

Porém, além da escala natural (e escalas musicais em geral), é necessário entender o conceito de intervalos. O intervalo consiste na distância que existe entre as notas. Por isso, para entendermos melhor as escalas, precisamos entender o quão distante está uma nota da outra nos intervalos.

Lembrando que este conceito está baseado no ouvido ocidental, já que para o ouvido oriental os intervalos são diferentes, considerando as 17 notas em sua escala.

A distância entre uma nota e outra é medida em Tom (T) e Semitom (ST). Quando existem duas notas de distância entre uma nota e outra, a distância é chamada de Tom. Quando existe apenas uma nota de distância, é chamada Semitom.

  • Veja o exemplo: A distância entre o Dó (C) e o Ré (D) é de 1 Tom. A distância entre o Dó (C) e o Dó sustenido (C#) é de 1 Semitom.

Escala maior e escala menor

Aprofundando mais a respeito da escala natural e intervalos, podemos começar a falar dos tipos de escalas musicais básicos. São elas:

Escala maior natural

A estrutura da escala maior natural é T-T-ST-T-T-T-ST, assim, em uma escala maior de dó (C), precisaríamos andar um Tom, para chegarmos a nota ré (D), ou seja, a nota ré estará numa distância de duas notas da nota dó. A mesma coisa se aplica ao tocarmos outras notas primeiro, seguindo a estrutura a partir da nota iniciada, como mostra a imagem abaixo:

Escala maior natural

Fonte: Multisom

Escala menor natural

Conhecendo a escala maior, entender a escala menor fica um pouco mais fácil. Para montar esta escala, basta iniciar a contagem da 6ª nota da escala maior. Assim, as 12 escalas menores naturais comecem a ser formadas a partir do sexto grau. Com isso, a estrutura da escala fica: T-ST- T-T-ST-T-T, repetindo o ciclo.

Escala menor natural

Fonte: Multisom

Os estudos precisam ser praticados

Agora que já temos o básico da teoria sobre escalas musicais, está na hora de colocar em prática. Não tenha vergonha de usar uma tabela ou cola no início para não esquecer a estrutura das escalas, assim, cedo ou tarde, elas começarão a fazer sentido.

Essas estruturas de escalas podem ser usadas, basicamente, em todos instrumentos. Assim, é possível tocar qualquer música e em qualquer instrumento, dependendo apenas do que você escolher!

Share this Story
  • Acorde de guitarra
    Dicas

    Escala harmônica: entenda de uma vez por todas!

    A escala harmônica é dividida em duas diferentes escalas: a escala menor e maior harmônicas. Assim como as escalas naturais, as ...
  • Escala natural
    Dicas

    Escala natural: o básico para começar seus estudos

    Embora a prática seja muito importante em qualquer aprendizado, tocar um instrumento musical não depende somente disso, mas também de muita ...
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Músicas anos 50: hits e o cenário musical nessa década

A origem da música data séculos antes de ...