Escala harmônica: entenda de uma vez por todas!

Acorde de guitarra

A escala harmônica é dividida em duas diferentes escalas: a escala menor e maior harmônicas. Assim como as escalas naturais, as harmônicas possuem poucas diferenças entre si, mas que podem causar confusão no estudo musical.

Para entender de uma vez por toda as escalas harmônicas, preparamos um conteúdo específico, expondo as diferenças entre as maiores e menores no campo harmônico. Além disso, falaremos a respeito das principais diferenças destas para as escalas naturais, confira!

Menor harmônica

Para entender a escala menor harmônica é preciso entender primeiro a escala menor natural. Isso pois, as escalas são muito semelhantes, distinguindo-se entre si pelo 7° grau da escala, como destacamos nas imagens a seguir para você comparar:

  • Escala menor natural:
Escala menor natural

Tabela da escala menor natural | Fonte: Multisom

  • Escala menor harmônica:
Tabela escala menor harmônica

Tabela da escala menor harmônica | Fonte: Multisom

Note que na primeira tabela, a escala é organizada em T, ST, T, T, ST, T, T, T. Já na segunda tabela, que se refere a tabela da escala menor harmônica, há uma mudança no 7° grau da escala. Nela, ao invés de subir um tom, irá subir um tom e meio, mudando da nota Sol para Lá bemol.

Isso fará, consequentemente, que aumente a distância entre os graus 6 e 7, encurtando a distância entre os graus 7° e 8°, fazendo com que a escala se organize em: T, ST, T, T, ST, T+,ST, ST, T.

Maior harmônica

A escala maior é pouco falada e utilizada atualmente. Assim como, para entender a menor harmônica precisamos entender a menor natural, para entendermos as maiores harmônicas é preciso entender bem a maior natural.

Usando como referência a escala natural, para formar a maior harmônica basta baixar o tom no 6° da escala. Assim, se tomarmos como ponto de partida uma escala natural em Dó (que ficaria: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Sí) para a escala ser harmônica, o 6° da escala, no caso a nota “Lá”, teria de diminuir o tom, ficando a maior harmônica de dó da seguinte forma: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá bemol – Si.

Diferença entre escala menor e maior harmônica

Comparando as duas escalas harmônicas, percebemos que a diferença de ambas está somente na terça maior para a terça menor, como indicado na figura abaixo. Na imagem, usamos a escala de Dó, porém essa regra se aplica para toda escala maior e menor na forma harmônica.

Diferença escala menor e maior harmônica

Diferença entre as escalas maiores e menores harmônicas | Fonte: Canal Fabrício Brito

Se você reparar, o segundo tetracorde (indicado com as linhas pontilhada vermelhas na figura acima) das duas escalas são idênticos. Isso confirma a regra das escalas harmônicas, demonstrando que a diferença entre essas duas escalas é apenas a terça.

Agora…pratique muito a escala harmônica!

Depois de entender bem as harmônicas e suas leves diferenças para a escala natural, fica cada vez mais fácil compreender as teorias músicas e praticá-las. Continue estudando e treinando, e não hesite em usar uma tabela ou cola no início para não esquecer a estrutura das escalas, assim, cedo ou tarde, elas começarão a fazer sentido.

A escala harmônica pode ser usada, basicamente, em todos instrumentos. Assim, é possível tocar qualquer música e em qualquer instrumento, dependendo apenas do que você escolher!

Share this Story
  • Acorde de guitarra
    Dicas

    Escala harmônica: entenda de uma vez por todas!

    A escala harmônica é dividida em duas diferentes escalas: a escala menor e maior harmônicas. Assim como as escalas naturais, as ...
  • Pessoa compondo notas musicais em um papel.
    Dicas

    Composição de música: por onde começar?

    Tocar um instrumento é sempre muito prazeroso. Entretanto, compor uma música a partir dele é algo mais complexo. E, como músicos ...
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Músicas anos 50: hits e o cenário musical nessa década

A origem da música data séculos antes de ...