Diferenças entre os violões: acústico, elétrico ou eletroacústico?

diferenças entre os tipos de violão

Comprar um violão, naturalmente, exige certa dedicação e tempo. Afinal, é um processo que envolve pesquisa, comparação de modelos e observação das especificações de cada um para atender a sua necessidade atual (e possivelmente as necessidades futuras).

Em meio às pesquisas ou até mesmo pelo conhecimento que você já tem de música, deve ter percebido que existem três principais tipos de violão: acústico, elétrico e eletroacústico. Cada um tem uma estrutura e funcionamento próprios, com vantagens diferentes. Quer entender melhor as diferenças entre esses tipos de violão? Explicamos abaixo para você fazer a escolha certa!

Qual a diferença entre os tipos de violão?

Na hora da comprar um violão, você deve sempre pensar no custo-benefício. E isso vai depender, principalmente, do seu objetivo com o instrumento e do quanto você está disposto a investir. Portanto, vale a pena pesquisar e analisar bem a variedade que existe no mercado para fazer a escolha certa!

Violão Acústico

O acústico é o tipo mais comum de violão! Sua principal característica é não possuir espaço na caixa para a entrada de cabos, então não há a possibilidade de conectar o instrumento nas caixas de som. Mas isso nem é preciso, pois a estrutura do violão permite uma amplificação natural, que não depende de meios eletrônicos.

Características estruturais:

  • caixas de ressonância maiores e mais largas;
  • o som é melhor amplificado que nos outros modelos (sem o suporte da aparelhagem de som).

Na prática: os violões acústicos dependem apenas deles mesmos para funcionar e, por isso, são ideais para atividades que fazem parte da sua rotina! Nas rodas de música com os amigos, para aprender a cifra daquela música nova ou até mesmo se você dá aulas de violão, o tipo acústico é o mais indicado, já que proporciona uma melhor sonorização sem necessitar de cabos.

violão acústico folk

Fonte: Multisom

Violão Elétrico

Bem ao contrário do tipo acústico, os modelos de violão elétrico (também conhecidos como Flat, ou semi-sólido, ou sólido) foram pensados para serem usados em caixas amplificadoras. Se você sempre tem acesso a um amplificador ou precisa de um instrumento que possa ter seu som amplificado facilmente, esse tipo de violão é o adequado.

Caso contrário, não é o mais recomendado: se não estiver conectado a um amplificador, o som produzido pelo violão será extremamente baixo.

Características estruturais:

  • não tem grande amplificação natural do som;
  • não possui caixa de ressonância ou tem uma caixa bem menor em comparação aos outros tipos de violão;
  • possui botões para regulagem de som;
  • parecido com a forma como a guitarra funciona, possui sensores eletromagnéticos que captam a vibração produzida pelas cordas e as enviam para o aparelho amplificador (caixas ou mesas de som).

Na prática: se você tem uma banda com amigos ou vai começar a tocar profissionalmente, trabalha com música ou até mesmo tem um estúdio em casa, o violão elétrico é o tipo perfeito para esses casos. Com a possibilidade de conectar em caixas amplificadoras, o som será espalhado da forma como você precisa, de acordo com as configurações que você fizer nele!

violão elétrico

Fonte: Multisom

Violão Eletroacústico

O tipo eletroacústico pode ser considerado uma junção dos dois tipos acima: acústico + elétrico. Esses modelos, por um lado, reproduzem som com boa sonoridade sem necessidade de estar ligado a nenhum cabo e amplificador. Porém, assim como os elétricos, também possuem a função de conectar nas caixas amplificadoras, trazendo opções de ajuste no painel.

Características estruturais:

  • tem caixa de ressonância de tamanho intermediário (comparando com as caixas dos modelos acústicos e elétricos);
  • possui botões para regulagem de som;
  • tem sistema de amplificação elétrica com microfones internos, que se conecta ao aparelho amplificador.

Na prática: falando justamente de praticidade, o violão eletroacústico é um modelo bem versátil, já que pode contemplar as suas necessidades tanto no dia a dia quanto no âmbito profissional. Este tipo proporciona uma ótima sonorização quando está ligado aos cabos e também não deixa a desejar nos momentos acústicos!

violão eletro-acústico folk

Fonte: Multisom

Qual o melhor violão para mim?

Agora basta analisar qual dos violões se encaixa mais nas suas necessidades de uso e na sua rotina, pensando sempre na parte sonora e prática. Depois, é só pesquisar as marcas, o modelo e o tipo de corda do seu violão! Conte com a Multisom e confira os melhores violões do mercado!

Gostou das dicas? Não esqueça de deixar um comentário contando qual o seu tipo de violão preferido!

 

 

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

3 Comentários


  1. Tiago

    1 de julho de 2018 at 02:43

    Muito bom! particularmente prefiro o eletroacústico.

    Reply

    • Especialista Multisom

      2 de julho de 2018 at 16:38

      Olá Tiago. Obrigado pela sua opinião 🙂
      Acompanhe o nosso Blog, estamos sempre publicando novos conteúdos a respeito de Instrumentos, Acessórios e Música em geral!
      Um abraço da Equipe Multisom.

      Reply

  2. Jacyelson ferreira

    18 de outubro de 2018 at 15:29

    Muito obrigado, me ajudou bastante.. pois eu estava em dúvida entre o Eletro e eletroacústico , e no meu caso o Eletro não faz meu tipo! Pois quero tocar também sem conectar em caixa de som , e preciso de um som Ótimo, o acústico serve pra mim , mais o eletroacústico é ótimo nos dois sentidos , eles pode vim com o afinador e posso tocar sem precisar de caixas de som

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Como afinar instrumentos de corda: dicas essenciais para músicos

Durante o verão, os instrumentos de corda, que ...