Diferença entre baixo e contrabaixo e qual modelo escolher

Baixo Elétrico Les Paul Gibson

Você já deve ter se perguntado: baixo e contrabaixo são o mesmo instrumento? É verdadeiro que existem diferenças entre o contrabaixo elétrico, utilizado em quase todos os estilos de música rock e pop, e o contrabaixo acústico, utilizado em orquestras clássicas e por músicos de jazz. O instrumento é o responsável por unir a harmonia e o ritmo da música e, podemos dizer que o seu timbre grave dá corpo para a música.

Mas, qual a diferença entre baixo e contrabaixo?

De acordo com músicos profissionais, na prática, qualquer um dos instrumentos citados acima pode ser chamado de baixo ou contrabaixo, sem nenhum prejuízo. Existe uma grande diversidade de modelos no mercado, como os baixos com 4, 5 ou 6 cordas, além da diferença entre a captação ativa ou passiva, que vamos falar mais adiante.

A denominação do instrumento vem da classificação das vozes na música clássica: o baixo é a categoria a que pertence a voz masculina que possui um timbre grave e potente, em oposição ao contralto, que é o equivalente desta classificação na voz feminina.

Precision Bass Fender

Bass-Pedals.com

O baixo elétrico, como conhecemos hoje, ficou popular com o modelo Precision Bass (foto acima), lançado por Leo Fender nos Estados Unidos em 1951. O modelo ficou popularizado pelo beatle Paul McCartney e pelo baixista de jazz norte-americano Jaco Pastorius.

Além das diferenças entre o baixo acústico e o elétrico, existe uma classificação a que você precisa ficar atento: a captação ativa e passiva.

Baixos com captação ativa contam com uma ou duas baterias de nove volts, que emitem um sinal para um pré-amp, geralmente dentro do próprio instrumento, o que resulta em maior ganho para o som. Esse modelo é ideal para contrabaixistas que tocam com slap – aquelas batidas rápidas nas cordas – como o Flea, contrabaixista do Red Hot Chilli Peppers.

Já os baixos de captação passiva utilizam ímãs para captar o som e mandá-lo diretamente ao amplificador, o que resulta em um som mais natural, com menos ganho. Fazem parte desta leva os primeiros modelos de contrabaixo, da década de 1950.

E quais os principais modelos de baixo?

Entre os principais modelos de baixo ou contrabaixo com captação ativa estão o Music Man, Dimension Sabre e Bongo. O modelo Dimension, foi lançado pela Squier, uma plataforma de produtos da Fender que é a porta de entrada para muitos músicos iniciantes. Este modelo conta com uma excelente tocabilidade, corpo confortável e captador com alto ganho.

Baixo Elétrico

Pinterest

Já os modelos de captação passiva mais recomendados são o Jazz Bass, Precision Bass (aquele que foi o precursor dos baixos elétricos, que citamos lá no início) e o Jaguar Bass.

O Jaguar Bass, lançado ainda na década de 1970, conta com um corpo anatômico e escala curta, unindo pegada e conforto. Ambos os captadores do instrumento contam com controle de volume, capazes de criar uma infinidade de texturas e sonoridades.

Para saber um pouco mais sobre a descrição e as particularidades de cada modelo, entre no nosso site e confira a descrição detalhada dos produtos ou leia o nosso conteúdo sobre as melhores marcas de contrabaixo no mercado.

É importante frisar que independente do modelo, opte por aquele baixo que caiba no seu bolso e que tenha uma boa tocabilidade. Também pesquise bastante antes de realizar a compra e não chegue na loja sem nenhuma informação.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre as características do contrabaixo. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário para nós que nós, da Multisom, teremos prazer em ajudá-lo! Até o próximo post.

Share this Story
  • Baixo Elétrico Les Paul Gibson
    Cordas

    Diferença entre baixo e contrabaixo e qual modelo escolher

    Você já deve ter se perguntado: baixo e contrabaixo são o mesmo instrumento? É verdadeiro que existem diferenças entre o contrabaixo ...
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Melhores marcas de violino para você escolher

Além de conhecer as melhores marcas de violino, ...