Dicas para cuidar dos seus instrumentos musicais!

Dicas para cuidar dos instrumentos musicais

Quem já possui um instrumento musical, seja para hobby ou profissão, sabe a importância de ter certos cuidados para que eles continuem sempre com um aspecto novo e, o mais importante, com uma vida útil prolongada. Por isso, para que você aprenda como cuidar dos seus instrumentos musicais e mantê-lo sempre bem-conservados, trouxemos algumas dicas para te ajudar!

Limpeza dos instrumentos

O acúmulo de impurezas prejudica os instrumentos, por isso, a limpeza é um dos cuidados mais importantes para conservá-los. Tire, regularmente, um tempinho em sua rotina para a higienização do seu instrumento. Não sabe bem como fazê-la? Confira:

Instrumentos de cordas

Para guitarras e violões, procure passar um pano seco após o uso, principalmente nas cordas, para que não ocorra o acúmulo de poeira e gordura. O mais indicado é que você utilize produtos que são próprios para a limpeza das cordas e da madeira.

Nossa dica é aproveitar o momento que você for trocar o encordamento para fazer uma limpeza geral. Principalmente na escala, a qual terá um melhor acesso.

Instrumentos de teclas

Para pianos, que desafinam facilmente, a melhor opção é contatar um profissional para fazer a manutenção. No entanto, após o uso, é recomendado sempre passar um pano seco na parte externa.

Instrumentos de sopro

Os instrumentos de sopro, como flautas doces e transversais, devem ser frequentemente limpos em seu interior com uma gaze após o uso. Para a parte externa, pode ser utilizado um pano seco. É indicado que, a cada três meses, seu instrumento seja desmontado e limpo com produtos não corrosivos ou abrasivos.

Instrumentos de percussão

Em geral, mantenha o mesmo cuidado de passar um pano seco diariamente. Se for possível desmontar seu instrumento, como é o caso das baterias, escolha um ambiente espaçoso e arejado para fazer a limpeza completa. Lembre de não usar produtos abrasivos. Você pode comprar produtos especiais, como os polidores de prato para limpeza de baterias, por exemplo.

Dica: Sempre lave as mãos antes de tocar. Pode parecer um cuidado excessivo, mas isso evita que seu instrumento crie aspecto pegajoso e acumule gordura.

Capas, bags e cases

A preocupação de muitos músicos é que ocorra quedas, arranhões e batidas nos seus instrumentos. Para que esses desastres sejam evitados, você pode investir em uma capa, bag ou case. Qualquer um dos três também serão essenciais para proteger seu instrumento de impurezas do ambiente e de contato direto com a luz do sol, mas há diferenças:

  • Capas: costumam ter um custo mais baixo que as demais opções, pois não possuem forro interno contra impactos. Então, são ideais para proteger seu instrumento de poeira, por exemplo, e facilitar o transporte.
Dicas para cuidar dos instrumentos musicais

Fonte: Multisom

  • Bags: possuem preços mais acessível do que os cases, pois seu revestimento interno é de espuma. Ideal para proteger o instrumento em deslocamentos curtos, como de sua casa até uma escola de música.
Dicas para cuidar dos instrumentos musicais

Fonte: Multisom

  • Cases: os cases são perfeitos para guardar seu instrumento com total segurança. Seu revestimento interno protege, inclusive, contra variação de temperatura e pressão. Geralmente possuem travas com senha ou chave, para melhor segurança do instrumento. Costumam ser muito usados por quem viaja longas distâncias e faz uso profissional do instrumento.
Dicas para cuidar dos instrumentos musicais

Fonte: Multisom

Outras dicas gerais

Para finalizar nossas dicas de cuidados, recomendamos que:

  • evite que seu instrumento tenha contato direto com sol ou que fique exposto à umidade ou chuva;
  • tenha cuidado na hora de manuseá-lo para evitar batidas ou mesmo força desnecessária;
  • não o deixe sem uma proteção em qualquer canto de sua casa.
  • procure um luthier sempre que seu instrumento apresentar qualquer tipo de defeito ou diferença notável no som produzido ou em sua aparência

E lembre-se que pode contar com a gente para te ajudar a cuidar bem do seus instrumentos. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui ou tire pelo atendimento online em nosso site e aproveite para conferir os acessórios para instrumentos da Multisom! Até a próxima!

 

 

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Estudo completo sobre a escala menor melódica

Depois de apresentarmos, aqui no blog, as escalas ...