5 dicas para afinar violão e guitarra

Afinações de violão e guitarra

Quem é músico sabe: a afinação é essencial para se manter a qualidade do som do seu instrumento, seja violão ou guitarra. Portanto, nunca devemos deixá-la de lado e nem para depois. Talvez o fato de precisar afinar o instrumento possa assustar os músicos iniciantes, mas não é tão difícil quanto parece e é apenas com várias tentativas e muito treinamento que começa a facilitar.

É claro que muita coisa você aprende somente na prática, mas existem algumas orientações que podem ajudar bastante na hora da afinação. Quer saber mais? Então se liga nessas dicas para afinar violão e guitarra que nós, da Multisom, separamos para você!

1 – Saiba a afinação básica

Como falamos acima, é preciso ter sempre em mente a importância da afinação e as características próprias do seu instrumento. O violão, por exemplo, tem aspectos semelhantes a outros instrumentos de corda, podendo servir de base para a afinação também para a guitarra. Apenas para exemplificar, sua afinação básica é:

  • E (Mi grave);
  • A (Lá);
  • D (Ré);
  • G (Sol);
  • B (Si);
  • e (Mi agudo).

2 – Utilize um afinador

A melhor forma de saber se você está fazendo tudo corretamente é usando afinadores, que indicam se sua nota está afinada ou não. Existem diversos modelos, mas todos usam a mesma lógica de afinação e servem tanto para o violão, quanto para a guitarra. Confira os principais exemplos:

Diapasão

Afinações de violão e guitarra

Fonte: Roel’s World

Trata-se de uma pequena peça de metal que vibra na mesma frequência das notas musicais. A ideia é fazer com que o som emitido pelo diapasão, ao ser batido em uma superfície sólida, seja igual ao som emitido pelo seu instrumento.

Afinador eletrônico

Fonte: Roel’s World

Fonte: O guitarrista

Existem diversos modelos, mas, em geral, funciona captando o som do instrumento por meio de um microfone sensível ou conexão via cabo. O aparelho pode possuir um visor, onde mostra se a nota está acima ou abaixo do ideal ou, em modelos mais antigos, possuir um marcador de ponteiros.

3 – Conte com os afinadores online

Se você não quer investir em um afinador como os que citamos acima, você também tem a opção de contar com os afinadores online, que podem ser usados através de aplicativos em smartphones e tablets ou no próprio computador.

Alguns afinadores online não capturam o áudio, mostrando apenas o som de referência para que você compare. Já outros, fazem a captura através do microfone do aparelho e analisam as notas.

4 – Não dependa apenas dos afinadores

Pode parecer contraditório depois de apresentarmos dicas de afinadores, mas com o tempo você vai ver a importância de estimular a sua percepção auditiva. Os afinadores são ótimas ferramentas, e ajudam bastante nesse processo, mas quem deve compreender as notas e afinação ideal para o seu instrumento é você. Afinal, só você sabe o tipo de som que quer reproduzir!

5 – Pratique em grupo

Mesmo para quem já tem um pouco mais de experiência na música, uma dica que nunca deixa de valer é praticar músicas em grupo. Essa é uma das melhores formas de melhorar a sua própria percepção de afinação. Para quem ainda não tem muito conhecimento, ou então não tem com quem praticar, vale a dica de recorrer a vídeos para comparar com outras pessoas tocando.

Então, gostou das dicas? Lembre de estudar bastante o seu instrumento e praticar sempre para que a afinação fique cada vez mais certeira! E se você já conhece outra dica que não citamos aqui, conte para a gente nos comentários. Vamos adorar receber sua colaboração!

 

 

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Violão para iniciantes: o que você não deve escolher

É complicado falar da escolha de um instrumento, ...