Cuidados com as cordas do violão: confira 4 dicas!

instrumento-musical-violao

Ter um instrumento até que é fácil, mas mantê-lo sempre em suas melhores condições pode ser um grande problema para a maioria das pessoas. Quando falamos em violão, por exemplo, além de contarmos com um armazenamento adequado, devemos ter certos cuidados com as cordas para que sua durabilidade aumente, ganhando em performance com o instrumento e economia.

Se você possui interesse no assunto, aqui é o lugar certo! Nós, da Multisom, vamos dar quatro dicas sobre cuidados com as cordas do violão para você não se deparar com grandes problemas enquanto estiver praticando. Entenda mais abaixo!

Dicas para cuidar das cordas do seu violão

  • Compre cordas adequadas: isso é bem importante para a prolongar a vida do seu violão. Se você comprar as cordas erradas, há o risco de danos graves ao instrumento, como a deterioração do cavalete, do braço, ou até mesmo a necessidade de gastar mais para comprar cordas boas depois;
  • Cuidado com a oxidação das cordas: se você utiliza cordas de aço, já que elas produzem um som mais intenso, fique de olho para que elas não enferrujem. A dica é passar um pano seco nas cordas depois de usá-las, já que o suor pode acelerar o processo de oxidação;
  • Higienize as mãos antes de tocar: até pode parecer besteira, mas não é. O fato de higienizar as mãos antes de tocar pode ajudar a estender a durabilidade das cordas e até mesmo do braço do violão, já que pequenas sujeiras podem ficar presas nos trastes, impedindo que o som se propague adequadamente;
  • Escolha bem a palheta de uso: este pequeno objeto pode cooperar para acelerar o desgaste das cordas do seu instrumento se for usado de forma incorreta, mesmo sendo um acessório indispensável na vida de um violonista, principalmente se você tocar os instrumentos com cordas de nylon.

Acessórios para violão? Veja cinco acessórios que fazem toda a diferença!

Troca de cordas frequente é bom para o violão?

Essa é uma dúvida muito frequente dos músicos, principalmente para aqueles que se deparam com cordas sem brilho ou desgastadas depois de um certo período de tempo. A questão da troca está relacionada diretamente à forma de utilização do instrumento e é isso que irá influenciar a substituição das cordas do violão.

A dica é não esperar oxidar ou fragmentar as cordas para pensar em trocá-las. Se alguma arrebentar, é importante que todas sejam substituídas para evitar que a sonoridade do instrumento seja afetada. De maneira geral, trocar as cordas frequentemente não é bom para o instrumento, já que o “tira e bota” pode danificar principalmente as tarraxas. Por isso, adquirir as cordas certas e ter os cuidados devidos são muito importantes para a qualidade do violão como um todo.

Tipos de corda para violão: quais são e como escolher?

Cuidar das cordas do seu violão é muito fácil, não é verdade? Basta ter um pouco de atenção e uma rotina de cuidados para evitar que problemas aconteçam de forma repentina na sua vida. Se você prima por qualidade, confira a categoria no site da Multisom sobre cordas. Por aqui, você vai encontrar diversos itens perfeitos para você!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Violão Cutaway ou tradicional? Veja a diferença

Qual violão comprar: tradicional ou cutaway? Essa é ...