Cuidados com instrumentos de sopro: aprenda como conservar o seu!

Cuidados com a flauta

Independentemente do uso ser profissional ou apenas um hobby, quem tem um instrumento musical sabe a importância de manter certos cuidados para garantir maior durabilidade e conservação do material. Como quaisquer outros, os instrumentos de sopro também necessitam de cuidados especiais. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você saiba manter o seu instrumento bem cuidado. Quer saber mais? Confira abaixo!

Cuidados com a limpeza

Pelo fato de serem tocados com sopro, ou seja, com a boca, a limpeza desses instrumentos torna-se um hábito indispensável. O contato com a boca (e a saliva) faz com que esses instrumentos costumem condensar água no seu interior, que pode se tornar um espaço propício para proliferação de bactérias. A dica, portanto, é que após cada uso você limpe o instrumento com pano seco na parte externa e com o auxílio de uma gaze na parte interna.

É claro que vai depender muito do tipo de instrumento, já que alguns precisam de uma limpeza mais intensa e cuidadosa. As flautas doces, por exemplo, a cada três meses devem ser desmontadas e colocadas de molho em detergente, para limpar cada uma das partes separadamente.

Cuidados no armazenamento

Além de limpar o instrumento, é preciso guardá-lo de modo que ele fique preservado das sujeiras e também de possíveis quedas ou outros prejuízos na estrutura. A dica, neste caso, é comprar uma capa, que também é conhecida como “case” pelos músicos.

As cases servem tanto para guardar o instrumento em casa quanto para transportá-lo. Invista, então, em uma capa que seja bastante resistente e, de preferência, acolchoada e impermeável, garantindo mais segurança ao instrumento. O revestimento interno muitas vezes auxilia até mesmo na variação de temperatura e alguns modelos de cases contam com travas, como senha e chave, principalmente para quem as utiliza em viagens.

Cuidados extras

Além da limpeza e do armazenamento, separamos algumas dicas mais específicas de cuidados extras que você deve ter. Confira abaixo:

  • Os instrumentos de sopro feitos de madeira não devem ser expostos a mudanças bruscas de temperatura, pois essa variação faz com que a madeira mude suas dimensões e possa até mesmo apresentar rachaduras;
  • Alguns instrumentos de sopro possuem chaves, que não devem ser forçadas de maneira nenhuma, tendo bastante cuidado no manuseio e no armazenamento;
  • Nunca guarde nenhum instrumento de sopro úmido ou molhado, pois irá propiciar condições ideais para que as bactérias se acumulem na parte interna;
  • Pode parecer desnecessário dizer isso, mas escovar os dentes, lavar as mãos e não usar batom para tocar auxilia bastante na durabilidade dos instrumentos de sopro.

Gostou de saber mais sobre como cuidar corretamente do seu instrumento de sopro? Deixe um comentário contando sua experiência e outros cuidados que você tem com os seus em casa! Já que você ainda está por aqui, que tal conhecer um pouco mais sobre todos os tipos de flauta e suas características? Boa leitura!

 

 

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Sopro

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Instrumento de sopro de madeira: conheça os principais!

Instrumentos de sopro, também conhecidos como instrumentos de ...