Conheça os tipos de piano e saiba como escolher o seu!

tipos de piano

Surgido na Itália, o piano é um instrumento clássico e um dos mais conhecidos ao redor do mundo. Sua estrutura encanta a todos: ele possui teclas que, ao serem tocadas, dão movimento a cordas que originam os sons. É por isso que ele é considerado, ao mesmo tempo, um instrumento de teclas e de cordas.

Ao longo do tempo, o piano foi recebendo variações, que tornaram o instrumento ainda mais popular. E é sobre esses variados tipos de pianos que vamos falar hoje! Portanto, se você quer adquirir um piano, mas ainda está na dúvida e não sabe qual é o ideal para você, fique ligado nas dicas que nós, da Multisom, preparamos para você!

Piano Acústico

Os pianos acústicos são muito utilizados em performance solo e acompanham músicos em apresentações. Com uma estrutura de madeira, esse tipo de piano utiliza-se de cordas e martelos para produzir as melodias que o pianista toca. Atualmente existem dois tipos de piano acústico:

Piano de cauda

Esse é o tipo de piano mais conhecido. Também chamado de horizontal, o piano de cauda possui uma caixa harmônica robusta e cordas compridas, que fazem seu som agradável e encorpado se dissipar mais alto pelo ambiente.

O tamanho do instrumento influencia diretamente no número de teclas e pedais. Esse tipo de piano é muito usado em ambientes amplos e de boa acústica, como concertos e teatros. Mas também é comum tê-los em casas, já que são bastante resistentes. O maior cuidado é de manter o ambiente arejado, para evitar que o piano desafine com frequência.

Piano de cauda

Fonte: Musique Galland

Piano vertical

O piano vertical, também conhecido como piano de armário, recebeu esse nome devido ao seu tamanho reduzido. Suas medidas variam de 1m a 1,5m e suas cordas ficam estendidas na vertical. Por conta disso, seu timbre é pouco profundo e o som do instrumento se dissipa em volume mais baixo do que o piano de cauda.

O piano vertical é uma boa escolha para se ter em ambientes menores, já que é possível encostá-lo na parede sem causar problemas na afinação. Isso o torna uma opção, por exemplo, para quem busca um piano apenas para praticar.

Piano vertical

Fonte: Yamaha

Piano digital

O piano digital foi projetado para reproduzir sons como o piano acústico sem a necessidade de cordas, ou seja, gerando os sons de forma eletrônica. Por ser compacto e mais simples de produzir, ele acaba se tornando uma opção mais em conta, oferecendo um bom custo-benefício.

Seu maior diferencial são os botões de gravação de sequências musicais, uma ferramenta que permite gravar arranjos e reproduzir simultaneamente enquanto você toca. Ideal para quem estuda música e quer programar acompanhamentos musicais.

Piano digital

Fonte: Multisom

Como escolher o seu?

Atualmente existem diversas marcas e modelos no mercado como Yamaha, Casio e Tokai. Seus custos são variados e dependem do tipo de piano que você deseja obter, mas tenha em mente que quanto maior for o piano ou quanto mais recursos ele tiver, mais caro ele será. Portanto a dica é definir um orçamento máximo que você está disposto a investir e começar a pesquisar de acordo com as características que você precisa.

Além da sonoridade e estilo de música que você deseja tocar, também é importante levar em consideração o tamanho do instrumento, afinal, ele precisa caber no ambiente que você for destinar a ele – principalmente se for em uma casa ou estúdio pequeno. Mas lembre-se que o tamanho pode influenciar no volume e no timbre do instrumento, então você deve pesar isso na sua decisão.

Agora você já sabe que o mais importante na hora de escolher o piano dos seus sonhos é levar em conta qual o instrumento combina com o seu estilo e quais são suas exigências. Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário contando qual foi a sua escolha!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Teclas

1 Comentário


  1. Jefferson Junio

    20 de junho de 2019 at 09:29

    Primeiramente, meus muitos parabéns por tdo este conhecimento e ajuda que você compartilha. Eu estou prestes a comprar um Privia Px770 por R$3.500,00 10x/sem juros, o melhor que posso no momento hehe, sou iniciante no piano e o meu foco é Blues, Jazz e musica Erudita, e pequenas apresentações futuras com foco principal nestes estilos citados com banda e solo também, e de quebra tocar um Rock e Pop, estou fazendo um bom negócio pela faixa de preço e meu objetivo, ou teria algo melhor em relação custo beneficio?

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Teclado Casio CTK 1550 é bom?

Não importa se é estudante, iniciante ou profissional, ...