Como construir uma carreira musical de sucesso no Brasil

Carreira musical Brasil

Não importa qual a sua área de atuação, seja como músico autoral, membro de uma banda ou músico “de final de semana”. Se você quiser ter sucesso nessa carreira, precisa colocar em prática algumas recomendações. Confira as dicas que separamos a seguir!

1. Exponha o seu trabalho para outras pessoas

O primeiro passo é: não tenha medo de mostrar o seu trabalho. Para ter certeza de que o seu material apresenta singularidade e se destaca na “era da padronização” em que vivemos, mostre o que você produziu para outras pessoas e veja o que elas acham.

No desejo de compor algo dentro de uma fórmula pronta de sucesso, os artistas atuais acabam copiando muitas referências. O resultado é um som batido, experimentado e padronizado. Uma solução para isso é: esteja constantemente em contato com novas informações e novas culturas, renovando o seu repertório de referências.

2. Conte com pessoas que acreditam no seu trabalho

Outra dica bem importante é: não é porque você é um artista independente que precisa fazer tudo sozinho. Existem profissionais que se dedicam exclusivamente para a área que você precisa desenvolver para divulgar o seu trabalho.

Designers, produtores musicais, marketeiros… Esteja cercado de pessoas que acreditam no seu trabalho e potencial, e que aceitam investir um pouco do seu talento para que você alcance os seus objetivos. Lembrando que as pessoas que trabalham ao seu lado irão divulgar o seu projeto nas suas próprias redes de relacionamento.

3. Divulgue seu trabalho em etapas

Divulgação de Música nas Redes

Pexels

A internet é a grande plataforma de divulgação nas últimas duas décadas. Então, esqueça a fórmula tradicional de sucesso de ser descoberto por uma grande gravadora, especialmente se você for um músico independente. Uma boa dica é lançar as músicas na rede enquanto você estiver produzindo e não esperar a composição de todo o CD.

Você pode utilizar plataformas como o Sound Cloud ou o Spotify. Lembre-se que hoje em dia há uma comunidade online para tudo. Então, quanto mais cedo você encontrar a sua, mais bem-sucedido você será!

4. Fique atento à estratégia

Lançar o seu trabalho em todas as plataformas de uma única vez não é uma boa estratégia. Você precisa criar antecipação para fazer com que as pessoas queiram ouvir o seu conteúdo. O lançamento é apenas uma consequência do que você fez até o momento.

Também é importante que você tenha em mente que o tipo de material que faz sentido para você pode ser diferente do material que o seu público quer escutar. Então, se permita fazer alguns testes. Uma boa forma de colocar isso em prática é: não lance a melhor música do CD. Lance a segunda melhor para que o seu público vá se acostumando. A primeira música lançada sempre servirá de teste. Se for necessário fazer alguma mudança de direcionamento em qualquer outra parte do trabalho, como no design, por exemplo, você terá algum espaço para trabalhar, sem perder todo o seu investimento.

Fique atento às oportunidades para criar parcerias com outros produtos, como trilhas para filmes e vídeos publicitários, por exemplo. Para que isso aconteça, é preciso manter o seu trabalho em evidência.

5. Utilize as plataformas digitais

Plataformas Digitais

Pexels

Já sabemos que a internet é o meio pelo qual as pessoas ficarão sabendo do seu trabalho. Uma boa dica é: foque na divulgação em apenas três redes sociais e produza conteúdos diferentes em cada uma delas. O Facebook, por exemplo, é ideal para posts de relacionamento. Já o Instagram é perfeito para compartilhar conteúdo relacionado com os bastidores do seu trabalho, especialmente no Stories.

Você também precisa apresentar alguma consistência na sua presença online e isso significa postar com frequência. É necessário também priorizar a relação com os seus seguidores e fãs em potencial, respondendo aos comentários e curtidas nas redes. Fãs são conquistados um a um e, durante o processo de trabalho, muitos artistas acabam se esquecendo disso.

6. Siga um planejamento

Se você é músico, já deve saber que existe um ciclo dentro do processo de trabalho: composição, gravação, produção, promoção e turnê de divulgação. Depois que o seu trabalho estiver pronto, tente fazer um planejamento para executar os próximos passos e fixar prazos para a realização de cada uma das etapas.

A Multisom espera que o conteúdo sobre como construir uma carreira de sucesso no Brasil tenha sido útil para você! Se tiver qualquer dúvida ou desejar compartilhar a sua experiência conosco, deixe um comentário. Até a próxima!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Estudo rápido sobre a escala cromática

Seguindo nossos estudos sobre as escalas aqui no ...