Como afinar instrumentos de corda: dicas essenciais para músicos

Afinar Guitarra

Durante o verão, os instrumentos de corda, que são construídos na maior parte das vezes em madeira, podem sofrer alguma variação no tamanho, devido ao aumento da temperatura, seja nas próprias cordas, no corpo ou no braço do instrumento.

Por esse motivo, afiná-los com uma certa frequência poderá manter a qualidade dos instrumentos, conservando-os em bom estado e prontos para uso. Neste post, reunimos algumas técnicas e equipamentos que irão ajudar você a manter os seus instrumentos de corda afinados. Confira!

O que é afinação?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é a afinação: é o processo por meio do qual as cordas vibram na mesma frequência de outros instrumentos, que possuem timbres diferentes. O processo é avaliado pela frequência da vibração das notas (medida em Hertz ou ciclos por segundo).

Nos instrumentos de corda, a afinação é feita aumentando ou diminuindo a tensão das cordas por meio das tarrachas. Aumentando a tensão, o tom da corda sobe e diminuindo a tensão, o tom baixa (fica mais grave). A convenção é que a nota Lá tem uma frequência de 440Hz – as demais notas são afinadas a partir desta frequência. Muitos músicos, iniciantes ou experientes, costumam afinar o instrumento “de ouvido”, o que não é o mais correto.

Existem alguns instrumentos disponíveis no mercado que auxiliam nesse processo, como o diapasão ou um afinador digital. Confira qual deles se adequa melhor a sua necessidade.

Diapasão normal ou digital

Existem no mercado dois tipos de diapasão: diapasão normal ou digital. A frequência fixada deste equipamento é de 440 Hz (nota Lá). O diapasão de sopro emite as notas de todas as cordas do violão. Já o diapasão normal possui duas hastes de metal que vibram também em 440 Hz.

Afinação Diapasão Normal

DepositPhotos

Outro instrumento disponível no mercado além do diapasão é o afinador digital. O instrumento conta com uma agulha de cristal ou quartzo, que capta a vibração das cordas e registra qual a sua frequência. O modelo pode ser mais interessante para quem está começando a tocar um instrumento e ainda não tem o ouvido muito bem treinado.

Afinador Digital

Aplicativos para afinação

Um aplicativo conhecido no mercado, disponível para Android e iPhone, é o n-Track Tuner. O software identifica as notas do instrumento por meio do microfone do aparelho celular. O aplicativo utiliza um sistema de cores, configurado na identificação das notas, que orienta o músico no momento de aumentar ou diminuir a tensão nas cordas.

Quando o ponto de indicação está muito próximo da esquerda, a nota está muito grave e quando está na direita, está muito agudo – o ideal é que a marcação fique no centro. O aplicativo é gratuito e pode ser usado na afinação de instrumentos de corda como violão, guitarra e violino.

Outro software indicado para afinação é o Guitar Tuna, também disponível para iOS e Android. Além de ser um afinador digital, o aplicativo conta com metrônomo (usado por bateristas) e tabela de acordes.

Interface do software Guitar Tuna

Fórum One Plus

Esperamos que tenha gostado das dicas que separamos especialmente para você. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário para a nossa equipe. Até o próximo post!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Violões da Hofma são bons? Qual dos modelos escolher?

Na hora de escolher um novo instrumento musical, ...