Bateria acústica ou eletrônica? Entenda as diferenças!

Bateria acústica ou eletrônica, saiba qual é a melhor!

Essa é uma dúvida bastante frequente, principalmente para quem está começando os estudos de percussão, em geral, ou especificamente de bateria. Qual é a melhor: bateria acústica ou eletrônica? Mas, como você verá, cada uma tem suas características sonoras, funcionalidades e se adapta melhor para uma finalidade.

Pensando nisso, nós, aqui da Multisom, vamos te explicar as principais diferenças entre a bateria acústica e a bateria eletrônica para ajudar você a fazer a escolha certa!

Sonoridade Acústica vs Eletrônica

Uma das principais dúvidas é se as duas baterias produzem sons diferentes. Em termos de potência sonora, não há um som mais potente que o outro: ambos podem alcançar a mesma potência se amplificados. A diferença é que a sonoridade da bateria acústica é totalmente natural, enquanto a eletrônica simula um som pré-estabelecido, bastante próximo ao da acústica.

Outra dúvida frequente é se a sensibilidade da bateria acústica é melhor. Quando a isso, apesar de cada baterista ter a sua preferência, as duas são bem semelhantes pois a bateria eletrônica faz uma emulação do som original. Inclusive, a bateria eletrônica – dependendo do modelo e nível, claro – pode produzir sons muito próximos a de uma bateria acústica de alto nível, chegando a ser superior à uma bateria acústica de nível intermediário, por exemplo.

Bateria acústica ou eletrônica, saiba qual é a melhor!

Fonte: Multisom

A grande diferença, que merece destaque, dessa bateria para a acústica é que, nela, é possível emular e reproduzir diversos efeitos sonoros com um mesmo conjunto de “tambores”. Ou seja, pode-se considerá-la mais versátil.

 

Saiba qual é a melhor bateria acústica ou eletrônica

Fonte: Multisom

Um outro “a mais” da bateria eletrônica é que ela permite saída de fones de ouvido e também saídas de linha: o som é gerado e disparado para os dispositivos que o reproduzem. Essa é uma grande vantagem para quem não tem como fazer um bom isolamento acústico do ambiente onde usará o instrumento ou mesmo more em apartamento: alivia muito as dores de cabeça com os vizinhos!

Inclusive, é possível conectar equipamentos de áudio, pois o som gerado é projetado para dispositivos que o reproduzem. O mais legal é que você pode tocar a bateria eletrônica enquanto ouve música, podendo ser através de um computador, celular ou qualquer outro dispositivo com saída de som!

Considerando esses aspectos, já pode-se perceber que não se pode afirmar que uma bateria é melhor que a outra. A escolha deve depender muito mais da necessidade específica de uso do que a qualidade em si.

Mobilidade e Espaço

Saiba qual é a melhor bateria acústica ou eletrônica

Fonte: Pinterest

Agora que sabemos as peculiaridades sonoras de cada uma, é hora de pensar na mobilidade. Sim, essa também é uma questão importante para se pensar na hora da escolha!

Se você quer uma bateria para ter em casa, pense no espaço disponível. A bateria acústica é perfeita se você quiser colocá-la em um estúdio de música. Ou se o espaço em sua casa for suficiente e puder receber um bom isolamento de som.

Já se o ambiente for pequeno, a eletrônica pode ser uma opção, já que existem modelos compactos e de fácil desmonte. Porém, hoje em dia já são fabricadas baterias acústicas menores, justamente pensadas para ambientes assim. A questão é avaliar a sua necessidade em termos de funcionalidade e, então, pesquisar por um modelo compacto.

Outra questão é se você terá necessidades de gravações. Se forem feitas gravações em um estúdio de grande estrutura, a bateria acústica pode ser usada tranquilamente. Se forem gravações em casa, em um ambiente sem acústica apropriada, a opção de manipulação sonora da bateria eletrônica vai facilitar – e muito – sua vida.

No fim, tudo depende da finalidade!

Como já vimos, ambas as baterias são de qualidade, então sua escolha vai depender mais sobre a sua necessidade ou sua aspiração. Muitos bateristas sonham em ter a clássica bateria acústica, tanto por beleza, quando por gosto pessoal. Outros já preferem os diferenciais que a eletrônica oferece.

No caso de finalidade profissional (seja aula ou apresentação), tudo vai depender da estrutura do ambiente disponível e da sua mobilidade. Se houver um espaço estruturado para a bateria acústica, perfeito. Além disso, lembre que pode haver custos com o isolamento acústico do ambiente e equipamentos auxiliares para regular a potente sonoridade da bateria acústica.

Caso contrário, como já vimos, uma bateria eletrônica de alto nível pode até produzir som e potência de qualidade superior a uma bateria acústica intermediária. Além disso, lembre de considerar o maior controle de som e a versatilidade da eletrônica!

Pronto! Você já deve ter mapeado qual é o melhor tipo de bateria para sua necessidade. A próxima escolha importante tem a ver com o modelo e a marca da sua bateria. Para essa decisão você também pode contar com a Multisom, que possui as melhores opções de baterias do mercado. Basta navegar pelo site ou conversar com nossos consultores pelo atendimento online em nosso site!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Percussão

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Como fazer um cajón: materiais e processo

Alguns músicos gostam de fazer seu próprio instrumento, ...