Amplificador de guitarra: valvulado ou transistorizado?

Amplificador de guitarra valvulado ou transistorizado.

Uma dúvida muito comum entre os guitarristas é a escolha do amplificador ideal para a guitarra. Já que no mercado existem dois modelos principais, o valvulado e o transistorizado, muitas vezes fica difícil saber qual é o ideal para a rotina de treinamentos e/ou performances.

Contudo, para resumir, nós, da Multisom, podemos dizer que não existe um amplificador melhor ou pior, só há o mais indicado para cada tipo de uso. Mas você sabe qual é o indicado para cada situação? Para entender melhor sobre os amplificadores de guitarra, fizemos este texto contendo informações muito interessantes para você, que pode estar pensando em comprar o seu. Confira!

Por onde começar a escolher um amplificador?

Como já falamos acima, existem dois tipos de amplificadores no mercado. Mas, antes de sair pesquisando sobre um ou outro, é muito importante entender a sua necessidade como músico e qual será a funcionalidade base que um amplificador terá no seu caso, dessa maneira, você poderá afunilar as suas escolhas. Confira abaixo:

  • principal uso do amplificador: seu amplificador servirá para estudar, fazer shows ou para tocar na garagem com a sua banda? Sabendo responder a essas perguntas, você escolherá um amplificador com mais ou menos RMS, que irá definir a potência do volume do seu aparelho, focando no amplificador de acordo com o seu uso;
  • saber o valor que irá investir: outro ponto muito importante na hora de selecionar o aparelho que você deseja. O valor de um amplificador está diretamente conectado com a quantidade de RMS que ele consegue fazer e também com o tipo de aparelho desejável (valvulado ou transistorizado) para emitir o som perfeito da sua guitarra!

Você pode gostar: Conheça os tipos de guitarra mais populares.

Amplificador de guitarra valvulado

Por ter um timbre impressionante e ser versátil, o amplificador de guitarra valvulado é chamado de tubos de vácuo por causa da dinâmica que a energia sonora reproduz dentro da caixa. Por causa disso, o controle de som desse amplificador é incrível, já que o tubo fica tomado pela sonoridade analógica, sendo quase imperceptível a distorção quando amplificado.

Uma vantagem que este amplificador possui é que ele consegue permanecer muito tempo ligado e, justamente por causa disso, é indicado para shows e performances. Contudo, o aparelho é muito sensível, podendo quebrar com facilidade.

Amplificador de guitarra transistorizado

Por outro lado, o amplificador de guitarra transistorizado é um aparelho que possui placas que recebem, processam e transmitem o som pelo alto-falante. Sua vantagem é que a sonoridade da guitarra consegue ser mais “crua”. Mesmo assim, ainda há distorção quando a potência é colocada à prova, como no amplificador valvulado.

Este aparelho é muito leve e fácil de transportar. O transistorizado também possui um bom custo-benefício, sendo perfeito para quem está ainda desenvolvendo as suas habilidades na guitarra e precisa de menos potência para tocar no dia a dia.

Agora que você conhece os dois tipos de amplificadores de guitarra, o valvulado e o transistorizado, e sabe as suas necessidades como guitarrista, ficou mais fácil escolher o aparelho perfeito para você! Sabe o que mais não pode faltar na sua rotina de músico? Confira os 9 acessórios para guitarra que são indispensáveis para você!

Por aqui, na Multisom, há diversas promoções de amplificadores de guitarra para adquirir agora mesmo! Já sabe qual aparelho escolher? Compartilhe com a gente qual o amplificador perfeito para você, ficaremos muito felizes de saber que o ajudamos!

Share this Story
  • Amplificador de guitarra valvulado ou transistorizado.
    Dicas

    Amplificador de guitarra: valvulado ou transistorizado?

    Uma dúvida muito comum entre os guitarristas é a escolha do amplificador ideal para a guitarra. Já que no mercado existem ...
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Caixa de som ativa ou passiva? Conheça a real diferença!

Caixa de som ativa ou passiva? Essa é ...