Guia de afinação de cavaquinho

O cavaco é um instrumento de origem portuguesa, mais especificamente da cidade de Braga. Conhecida por suas festas e músicas, a cultura do local fez com que o cavaquinho se popularizou pelo país todo, chegando também às colônias portuguesas, e assim, no Brasil.

Com uma aceitação cultural muito grande, por conta de um misto de povos e etnias no Brasil, o cavaquinho foi rapidamente aceito e incorporado a cultura nacional, fazendo com que, hoje em dia, ritmos brasileiros que envolvem o instrumento sejam reconhecidos no mundo inteiro.

O instrumento de cordas conta com diversas afinações, que variam conforme os ritmos e estilos de tocá-lo! Para saber mais, confira o guia de afinação de cavaquinho que preparamos para você!

A afinação de cavaquinho

Para você que está querendo aprender a respeito do cavaquinho, além de saber qual cavaquinho comprar, é importante entender mais sobre ele, começando pelas possíveis afinações, que são:

Afinação tradicional

A afinação tradicional do cavaquinho é feita, considerando as cordas de cima para baixo, em Ré Sol Sí Ré (D G B D). Essa afinação foi a que chegou ao Brasil junto aos colonizadores, se tornando a tradicional para os ritmos brasileiros até hoje. A afinação também é conhecida como Afinação Paraguaçu.

Afinação portuguesa

Embora a afinação considerada tradicional aqui no Brasil tenha sido trazida pelos portugueses junto ao instrumento, ela não é a mais usada em Portugal. A afinação portuguesa comumente usada para o cavaco é feita em Ré Sol Sí Mi (D G B E).

Afinação de bandolim para cavaquinho

Com características muito semelhantes, é possível fazer a afinação de bandolim no cavaquinho. O instrumento ficaria com as cordas em Sol, Ré, Lá Mi (G D A E). Lembrando que o Bandolim é um instrumento de cordas duplas, e isso faz com que sua sonoridade seja muito singular.

Outro ponto é que o bandolim é muito conhecido por seus solos, enquanto o cavaquinho é melhor utilizado para acompanhamento de ritmos. Todavia, a afinação é uma forma de experimentar diferentes tipos de tocar o cavaco, possuindo uma sonoridade agradável.

Afinação de ukulele para cavaquinho

Como o ukulele e o cavaquinho são muito parecidos visualmente, bastante gente se pergunta se dá para afinar os dois da mesma forma (inclusive, já falamos sobre afinação de ukulele aqui no blog).

O que costuma-se fazer é a afinação do ukulele barítono no cavaquinho, porque ambos tem um formato mais parecido. Por isso, você pode afinar o cavaco em D G B E, assim como a afinação linear do ukulele barítono.

Melhor maneira de afinar seu cavaquinho

Para quem já tem experiência com instrumentos de corda, a afinação de ouvido pode ser mais fácil e mais rápida. Porém, se você está aprendendo ainda como tocar o instrumento, o uso de afinadores eletrônicos é muito útil e mais fácil.

Conhece mais algum tipo de afinação para cavaco, ou já usou alguma dessas? Compartilhe conosco aqui nos comentários!

Share this Story
  • Cordas

    Guia de afinação de cavaquinho

    O cavaco é um instrumento de origem portuguesa, mais especificamente da cidade de Braga. Conhecida por suas festas e músicas, a ...
  • Cavaquinho
    Cordas

    Qual cavaquinho comprar: melhores marcas, tipos e como escolher

    Se você está considerando comprar um cavaquinho, esse post foi feito para você. O cavaco, mais conhecido como cavaquinho, faz parte ...
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

4 Comentários


  1. Gustavo Woltmann

    13 de outubro de 2020 at 09:40

    Ótima matéria,muito bem explicado.

    Reply

  2. Gilmar Galera Montes

    8 de janeiro de 2021 at 11:08

    Eu prefiro e gosto mais da afinação natural DGBE

    Reply

  3. Thiago Almeida

    25 de abril de 2022 at 19:05

    Boa noite, essa afinação D G B E é de origem portuguesa ?
    Eu achava que a afinação de origem portuguesa era G G B E.

    Reply

  4. Alberto Portugal

    17 de junho de 2022 at 15:46

    Em Braga usamos afinação para cavaquinho: MI SI LÁ RÉ

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Let’s Rock! Os principais modelos de guitarra

Conheça os modelos e curiosidades de um dos ...