9 acessórios para guitarra que são indispensáveis!

Para qualquer guitarrista, os acessórios para guitarra ajudam muito na tocabilidade, nas condições de uso e nas possibilidades musicais do instrumento. Com eles, garantimos muito mais conforto ao tocar, tendo um complemento que auxilia no bom desempenho e que permite ir além do que a guitarra, por si só, oferece!

O mais legal é que existem diversas opções de acessórios, cada um com funcionalidades próprias, sendo possível encontrá-los em diferentes formatos, tamanhos e materiais e até mesmo personalizá-los. Se você está se aventurando agora no mundo dos acessórios para guitarra, veja a lista abaixo com os que nós, da Multisom, consideramos indispensáveis!

1 – Palhetas

Podemos dizer que as palhetas são um dos acessórios mais utilizados em instrumentos de corda, entre eles as guitarras. Se trata de um pequeno objeto, geralmente de plástico e em formato triangular, que garante uma melhor tocabilidade ao guitarrista, permitindo a execução de palhetadas, solos e dedilhados com maior precisão.

As palhetas variam de espessura para poder acompanhar as cordas, indo das extrafinas às extrapesadas, sendo que na maioria dos casos as palhetas de guitarras são de material mais espesso.

Acessórios essenciais na guitarra

Fonte: Pixabay

2 – Slide

O slide é um acessório em formato de tubo, que pode ser produzido em vidro, cerâmica ou metal, e é utilizado para deslizar pelas cordas da guitarra, produzindo sons mais cativantes. Em geral, o slide é encaixado no dedo anular ou médio, mas isso depende bastante da preferência e da técnica utilizada pelo músico.

Uma característica desse acessório é que ele exige um pouco mais coordenação e algumas boas horas de treino, mas que valem a pena pelo resultado.

Acessórios essenciais na guitarra

Fonte: Aplikasi

3 – Capotraste

O capotraste é um acessório que pressiona as cordas da guitarra ao mesmo tempo. Também chamado de “capo” ou braçadeira, quando usado na guitarra ele permite deixar os tons mais altos. É usado, principalmente, para aumentar meio tom a cada casa avançada no braço da guitarra, produzindo tons diferentes sem modificar os acordes da música.

Acessórios essenciais na guitarra

Fonte: Multisom

4 – Correia

As correias são necessárias para manter a guitarra segura durante o seu uso, evitando possíveis quedas, e também pelo conforto que ela traz ao guitarrista. São diversas opções de cores e estampas. É importante também investir em correias feitas com materiais resistentes, como o couro e nylon, e com formato que se adapte bem ao corpo.

Acessórios indispensáveis para guitarra

Fonte: PinsDaddy

Dica: para deixar sua guitarra ainda mais segura, existe um acessório chamado Strap Lock, que são pequenas travas que não deixam a correia escapar da guitarra (que é uma situação possível de acontecer).

Acessórios essenciais para guitarra

Fonte: Multisom

5 – Encordoador

O encordoador é um acessório que facilita a vida dos músicos na hora de trocar as cordas da guitarra, violão e demais instrumentos de corda que utilizam tarraxas, já que ele ajuda a girá-las com muito mais facilidade e rapidez.

Acessórios essenciais para guitarra

Fonte: Best Acoustic Guitar Strings

6 – Afinador

O afinador é um acessório que facilita muito a vida de vários músicos! Além de garantir uma afinação precisa em diversos instrumentos de corda, entre eles a guitarra, é um objeto pequeno e que pode ser carregado facilmente para qualquer lugar.

Acessórios indispensáveis para guitarra

Fonte: Multisom

7 – Cabos

Os cabos são necessários para conectar a guitarra em amplificadores e os mais utilizados nesse caso são os com plug P10 (que também são usados para aplicadores de efeito, mesas de som e outros aparelhos de reprodução). Quanto melhor a qualidade do cabo, mais fiel será a reprodução do som de sua guitarra – e claro, terá menos ruídos!

Acessórios indispensáveis para guitarra

8 – Capa, Cases e Bags

Todo guitarrista se preocupa que sua guitarra sofra pequenos (ou grandes) acidentes, como quedas, arranhões e batidas. Por isso, as capas, cases e bags para guitarra são indispensáveis para manter a integridade do seu instrumento. Além disso, elas protegem o material de impurezas do ambiente e de contato direto com a luz do sol, garantindo maior durabilidade.

Acessórios indispensáveis para guitarra

Fonte: Multisom

9 – Suporte

Além do item acima, os suportes também servem para garantir a durabilidade de um instrumento, pois garantem que sua guitarra fique bem fixada, evitando possíveis quedas quando escorada em qualquer lugar. Você pode optar por dois modelos:

Suporte de parede: permite pendurar a guitarra pelo braço.

Acessórios indispensáveis para guitarra

Fonte: Multisom

Suporte de chão: como um pedestal, serve para segurar a guitarra. Além disso, você pode contar com a mobilidade de levá-lo em apresentações e ensaios.

Acessórios indispensáveis para guitarra

Fonte: Multisom

Dica: kits completos de acessórios para guitarra!

Você ainda pode optar pelos kits de acessórios para guitarra. Geralmente, no conjunto vem de três a seis itens como os que foram citados nesse texto, todos de marcas reconhecidas e com preço acessível.

Acessórios indispensáveis para guitarra

Fonte: Multisom

Gostou das dicas? Existem diversos outros acessórios para guitarras e você pode conferi-los com a gente no site da Multisom! E lembre-se que, além de equipar seu instrumento com bons acessórios, é importante manter sua durabilidade. Por isso, confira também as nossas Dicas para cuidar dos seus instrumentos musicais!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Let’s Rock! Os principais modelos de guitarra

Conheça os modelos e curiosidades de um dos ...